HMAP foi o destaque na saúde em 2019
Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

A Saúde Pública é uma prioridade das gestões de Aparecida de Goiânia dos últimos anos, o que transformou o município em referência no Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás. Com investimentos em infraestrutura e na qualificação permanente dos servidores, a pasta seguiu essa trajetória de aprimoramento em todos os setores em 2019, desde a administração dos recursos até o atendimento à população na atenção básica, nas consultas especializadas e nas urgências e emergências. “O SUS ainda não é o que sonhamos em todo o Brasil, mas aqui estamos empenhados em prestar atendimentos com excelência e vamos avançar cada vez mais superando as expectativas com trabalho, planejamento, tecnologia e atenção às demandas da população”, afirma o prefeito Gustavo Mendanha.
O prefeito destaca que o município tem investido cerca de 22% de sua arrecadação, montante superior ao que a Lei determina, para realizar o desafio de ofertar à população uma Saúde Pública a nível da Privada. Nesse sentido, confira algumas das principais realizações e atividades da Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) ao longo de 2019:
HMAP: cartão-postal
No último 19 de dezembro o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) completou 1 ano desde a sua inauguração superando todas as expectativas de qualidade no atendimento. Com 96% de aprovação, em média, aferida em pesquisa de satisfação dos usuários, neste primeiro ano de funcionamento foram contabilizados no HMAP, até o ultimo dia 9, 169.763 exames de apoio ao diagnóstico, 13.859 consultas ambulatoriais, 3.093 internações e 6.487 diárias de UTI (adulta e infantil). A aposentada Benedita Regina, moradora do Residencial Caraíbas, relatou a sensação que teve ao conhecer a unidade: “Achei maravilhoso, pensei que estava chegando num hospital particular, não acreditava que era público. A primeira vez que vim não sabia nem por onde entrar e os funcionários da recepção foram muito educados, explicaram o que eu devia fazer e deu tudo certo. As pessoas são muito bem tratadas aqui, fiquei até emocionada”.
O exemplo mais recente do aprimoramento da Saúde Municipal foi a inauguração, no Hospital, em 25 de novembro, de dois novos aparelhos de tecnologia de ponta em diagnóstico por imagem: um tomógrafo computadorizado e uma ressonância magnética. O HMAP é o único hospital público em Goiás que possui um tomógrafo com essa tecnologia avançada e, juntos, os dois equipamentos podem realizar até 3.800 análises mensais funcionando ininterruptamente e zerando a fila de espera em Aparecida e nos mais de 30 municípios pactuados por exames de tomografia e ressonância magnética.
Combate à dengue
No combate a doenças como a dengue e com o apoio de parceiros como a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, as equipes da Coordenação de Vigilância Ambiental recolheram milhares de carcaças de pneus que servem como criadouro do mosquito Aedes aegypti. Durante todo o ano, a população pode realizar denúncias de focos de dengues pelos números do Disque Dengue: 0800-646-2500 e 3545-4819, ou pelo aplicativo “Xô Aedes”, por meio dos quais os moradores informam o endereço e os agentes da Prefeitura realizam visitas aos locais. Juntamente com as ações de rotina, foram feitas frentes de serviços espalhadas pela cidade, como os Mutirões em Ação que, além das coletas de pneus e visitas em domicílios, também promoveram ações educativas.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here