Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

A partir deste sábado, 21, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), por meio da Orquestra Sinfônica de Goiânia, apresenta o programa “Orquestra em Casa”. Diariamente às 20h, haverá exibição ao vivo na página oficial da Orquestra no Facebook de concertos gravados e variadas performances de músicos. Além disso, no decorrer dos dias, postagens de curiosidades sobre a música concerto, dicas de obras e grupos musicais serão postados em forma de vídeos, o que promete deixar a quarentena de quem está em casa bem mais rica em cultura e boa música.
Como a orientação é para que todos fiquem em casa neste período, a Orquestra precisou adiar a agenda de concertos, mas mesmo assim, os músicos não querem deixar de levar a música para quem gosta. “Esta é uma iniciativa que tenta minimizar o impacto sobre os músicos, que estão impedidos de realizar os trabalhos coletivos e estão desenvolvendo suas atividades individualmente em casa; e também sobre o público, na medida em que estamos seguindo à risca a recomendação das autoridades para evitar aglomerações. Essa é uma medida temporária e esperamos estar de volta com a nossa programação habitual muito em breve”, afirma Eliseu Ferreira, maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Goiânia.
Além da Orquestra Sinfônica de Goiânia, o programa contempla ainda a Orquestra Jovem Joaquim Jayme, o Coro Sinfônico de Goiânia, a Banda Juvenil de Goiânia e o Coro Juvenil de Goiânia, que também produzirão conteúdos culturais para exibição online.
Acompanhe, na página da Orquestra Sinfônia de Goiânia no Facebook, ou no Instagram, as exibições do programa “Orquestra em Casa”.
A Orquestra
A Orquestra Sinfônica de Goiânia foi criada em 1993, pelo Maestro Joaquim Jayme e pelo então e atual secretário municipal de Cultura Kleber Adorno. A instituição, uma das unidades da Secretaria de Cultura de Goiânia, abriga uma orquestra composta por 75 músicos, e um coro de 48 vozes. Funcionou como Fundação Orquestra Sinfônica de Goiânia entre 1995 e 2008. Tem como objetivos principais a promoção, divulgação e coordenação das atividades de música sinfônica, além do apoio à música de câmara e lírica a serviço do desenvolvimento cultural de Goiânia.
Atualmente, a Orquestra participa ativamente da vida cultural da cidade, com temporadas regulares de concertos nos principais teatros da capital, além de uma atuação marcante na periferia e na região metropolitana, com apresentações em praças, parques e igrejas. Nos concertos de sua temporada principal tem contado com artistas de renome nacional e internacional que, junto aos talentos da cidade, fazem da orquestra a mais atuante do Estado.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here