Prefeitura comprou outro caminhão hidrojato para limpeza de bueiros e galerias para evitar alagamentos de ruas

Por Hélmiton Prateado

A Prefeitura de Anápolis comprou outro caminhão equipado com sistema hidrojato para fazer a limpeza de bueiros e caixas coletoras em toda a cidade. O objetivo é desobstruir galerias pluviais para diminuir os efeitos danosos das inundações que ocorrem com a chegada da temporada das chuvas. “A determinação do prefeito Roberto Naves é para que entre em funcionamento o mais rápido possível para evitar os problemas causados pelas inundações de vias com bueiros entupidos”, explicou o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, Vinicius Alves de Souza.
Até o início de outubro a Prefeitura já havia realizado a desobstrução de mais de três mil bueiros e caixas receptoras. Mas, o enfrentamento ao problema dos alagamentos provocados pelos entupimentos na rede de águas pluviais ganhou mais esse importante aliado. Esse segundo caminhão hidrojato já está operando nas ruas da cidade e com isso duas equipes atuam simultaneamente, dobrando a capacidade de atendimento às emergências e de realização do trabalho preventivo.
Quem sente os benefícios diretos é a população, que ganha em proteção e tranquilidade, além da limpeza nas vias. Uma delas é a Rua Matão, na Alexandrina, onde o alívio chegou há alguns meses, após três anos e meio de muita luta, segundo relato do professor Lucas Alves Rezende, 34, morador da região.
No local, várias casas eram invadidas pela água da chuva que escoava da parte mais elevada da rua. Mas, agora, o bueiro que fica no alto foi desentupido e uma caixa receptora foi construída na parte baixa. “Ainda não houve invasão de água. Esperamos que continue assim”, diz Lucas.
Nessa semana, quatro equipes vão realizar capacitação, por meio de um curso de operação do hidrojato, o que vai melhorar a utilização de todos os recursos disponíveis e a resposta aos chamados da população. Serão duas equipes preparadas para cada caminhão.
Outra ações
Além da atenção com a rede pluvial e da coleta dos resíduos sólidos – realizada em toda a cidade – as obras de infraestrutura seguem avançando por todas as regiões. As avenidas que representam os principais eixos de entrada e saída da cidade já estão recebendo obras importantes de drenagem, garantindo o escoamento adequado. O trabalho contempla a JK, Fernando Costa, Brasil e Universitária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here