Primeiro Feirão do Emprego visa inserir 400 trabalhadores no mercado de Anápolis
Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

A Prefeitura de Anápolis abriu nessa segunda-feira, 20 a primeira edição do Feirão de Emprego, visando aproximar trabalhadores de empresas que necessitam de mão-de-obra. O objetivo é colocar no mercado de trabalho um contingente de 400 indivíduos nessa primeira experiência que terá a coordenação pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), subordinado à administração municipal.
Desempregado há sete meses, João Vitor de Paula, 21, encontrou no 1º Feirão do Emprego de Anápolis uma oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho. Ex-funcionário de uma empresa de logística sentiu na pele e no bolso os efeitos da crise. “Preciso trabalhar. Pago faculdade, não posso abandonar meu sonho. Essa iniciativa da Prefeitura é excelente para quem, como eu, não pode ficar desempregado”, explicou.
Natani da Silva Alves, 25, também busca recolocação no mercado. Mas sua situação é diferente. Enfrentou uma gravidez de risco e deixou seu serviço em Goiânia para morar com a mãe em Anápolis. “Não tive escolha, mas agora preciso voltar a trabalhar”, disse, com a filha de nove meses no colo. João Vitor e Natani se somaram a cerca de três mil pessoas que somente na manhã desta segunda-feira, 20, recorreram ao Feirão do Emprego, realizado no Centro Administrativo.
Mas a iniciativa não se limita à recolocação profissional. Quem estiver à procura do primeiro emprego também pode aproveitar a ocasião. É o caso de Lucas Alves, 17, que fez seu cadastro no Programa Menor Aprendiz. “Esse feirão é uma grande ajuda. Não só para procurar trabalho, mas também para se capacitar”, afirmou o jovem, se referindo às oficinas ministradas durante o evento. “Oferecemos informações importantes de como fazer o currículo, sobre o comportamento durante as entrevistas e entre outros macetes interessantes na hora de procurar um trabalho”, informou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, Rodolfo Valentini.
O feirão ainda disponibiliza uma atividade importante: a emissão da Carteira de Trabalho. Uma mão na roda para Luciana Mendes, 18, que viu a facilidade para obter a sua. “É muito mais fácil. Com a carteira em mãos, já posso seguir para o cadastramento no Sine”, revelou. Mas para quem for procurar a emissão do documento, um lembrete importante: levar RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de estado civil e, no caso de segunda via, o boletim de ocorrência ou a primeira carteira.
Proposta
O 1º Feirão do Emprego de Anápolis tem como objetivo colocar em contato empresas com oferta de empregos e pessoas à procura de vagas no mercado. Ao chegar ao local, é feira uma triagem, com direito a escolha de se cadastrar no Sine ou apenas deixar o currículo em um dos estandes das empresas parceiras.
Aqueles que apresentarem perfil condizente com as necessidades das empresas vão direto para os estandes onde já se cadastram e, em alguns casos, já passam por entrevistas. “Ao todo são mais de 400 vagas de emprego por meio de parceria com empresas da nossa cidade”, disse o prefeito Roberto Naves, que compareceu ao feirão ao lado da primeira-dama, Vivian Naves. O evento é uma realização da Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, com a participação de entidades parceiras e acontece nos dias 20 e 21, das 8h às 18h.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here