Nova iluminação vai permitir maior luminosidade, durabilidade e menor gasto de energia

Por Hélmiton Prateado

A Prefeitura de Anápolis iniciou o processo de substituição de lâmpadas incandescentes por modernos sistemas de LED (Light Emitter Diode ou Diodo Emissor de Luz). O setor Recando do Sol é o primeiro bairro a receber o sistema de iluminação, que vai se estender para toda a cidade. Somente nesse primeiro momento do projeto de troca da iluminação serão oito bairros da Região Norte da cidade.

O comerciante Murilo Bueno, 28, está prestes a inaugurar uma farmácia na esquina da Rua 26 com a Avenida Perimetral, nesse bairro. Ele comenta que ficou impressionado com a diferença da iluminação. “Fiquei muito animado. O ponto comercial vai ganhar em segurança e visibilidade”, avaliou. Outros comerciantes nas proximidades dividiram a mesma opinião, ao serem visitados pelo prefeito Roberto Naves.

“A próxima região a ser alcançada será a do Bairro Paraíso”, informou o prefeito. O que irá repercutir na economia de energia, já que as novas lâmpadas têm consumo 30% menor. “Já tivemos uma diminuição da Taxa de Iluminação e agora, o cidadão sentirá ainda mais a queda dos valores”, avaliou.

Roberto Naves confirmou que outras 4.600 luminárias estão sendo adquiridas em licitação. Segundo ele, a fonte de recursos é a Contribuição de Iluminação Pública. “Vamos utilizar todos os recursos existentes”, confirmou. Cerca de R$ 9 milhões serão disponibilizados para garantir a cobertura de mais de dez mil novos pontos de iluminação em 2018.

O Comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, Major Luciano, acredita que os investimentos da Prefeitura irão trazer bons resultados na área de segurança. “Em uma região bem iluminada, os índices de violência são sempre menores, mas não é só isso. A roçagem de lotes baldios e outras ações do poder público também têm repercussão”, avaliou.

Bairros contemplados

– Jardim das Américas – 3ª Etapa,

– Loteamento Residencial América,

– Vila Norte, o Jardim dos Ipês,

– Residencial Portal do Cerrado,

– Residencial Vale do Sol,

– Parque Residencial das Flores,

– Residencial Araguaia.

Mais Investimentos

Na noite de ontem, o prefeito Roberto Naves fez questão de enfatizar os esforços na melhoria da grande Recanto do Sol. Além dos investimentos na iluminação pública da região, o prefeito destacou que um novo posto de saúde – já em reforma – estará, em breve, pronto para atender a população.

Ele mencionou, ainda, projeto de uma grande rede de esgoto, por meio de parceria com a Saneago, e a criação de uma base para a Força Tática Municipal, que será implantada em parceria com a Polícia Militar.

E reafirmou a parceria com o Departamento Nacional de Transportes (DNIT) para a construção de uma passagem ligando o Setor Residencial Flor do Cerrado e o Residencial das Rosas, que vai provocar grande impacto no escoamento do trânsito em toda a região norte de Anápolis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here