Programa InovAção prepara Anápolis para se tornar "cidade inteligente"
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Por Hélmiton Prateado

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PTB), lançou na última terça-feira o Programa InovAção, que se destina a preparar a cidade para ser inserida no conceito “smart city”, ou cidade inteligente. “Esse é o primeiro, mas importante passo, para envolver autarquias e secretarias de governo na modernização da máquina pública. A proposta é ambiciosa e tem como objetivo corrigir gargalos e distorções na prestação de serviços’, frisou Naves.
O Portal do Cidadão colocará à disposição, no decorrer desta semana, a emissão de alvarás de obras, guias e certidões, dentre elas, de uso do solo, primeiro procedimento totalmente online. Em breve, no perfil do contribuinte, ele terá, de maneira facilitada, todas as informações vinculadas ao seu CPF. Nos outros perfis, contadores terão acesso aos dados dos clientes. Da mesma forma, arquitetos e engenheiros. Nele, o servidor público poderá acompanhar a sua vida funcional sem dificuldades. O endereço é www.portalcidadao.anapolis.go.gov.br.
Para o presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscom), que também preside a Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), Anastácios Apostolos Dagios, o Portal do Cidadão vai eliminar o “balcão” na vida do empreendedor. Segundo ele, as gestões passadas criavam dificuldades para vender facilidades. “Há 18 meses não há nenhum investimento no setor. Com a desburocratização, esperamos investimentos de imediato, o que vai repercutir na geração de empregos”, declarou.

Empresários, lideranças e técnicos lotaram o Teatro Municipal para conhecer o Programa

O secretário municipal de Meio Ambiente, Daniel Fortes, manteve em alta a expectativa da solução de problemas, como o caso de documentos do uso de solo que tramitavam por até dois anos. “Além da agilidade, vamos dar transparência. Tanto o contribuinte quanto os profissionais poderão acompanhar tudo em tempo real”, disse.
Presente ao evento, o prefeito Roberto Naves declarou que os documentos passarão a ser emitidos em até 24 horas, pelo Portal. “A desburocratização incentiva os investimentos, que geram empregos e arrecadação”, respondeu, por meio de entrevista coletiva. O prefeito também mencionou a importância do programa InovAção, destacando seu alcance em toda a administração.
InovAção
Ao longo dos próximos meses, será concluída a implantação das novas formas de atendimento e os novos conceitos, por meio do programa InovAção, que vão otimizar o atendimento ao cidadão e diminuir o tempo/resposta da Prefeitura nas mais diversas áreas. Essa modernização trará comodidade para a população e economia para a gestão do dinheiro público.
Confira o que será implantado em breve:
• Calendário de Vacinas- informa em tempo real, quais as campanhas em andamento e em quais postos as vacinas estão disponíveis
• Escala Geral dos Servidores – permite ao cidadão identificar quais os profissionais presentes em cada unidade de saúde
• Agendamento de consultas online – gera mais agilidade e comodidade no atendimento ao paciente, evitando filas
• Serviço de orientação ao paciente – informa online os serviços prestados por cada unidade de saúde
• Controle de estoque – agilizar a compra e facilitar a distribuição e oferecer melhor qualidade de serviço nos medicamentos a serem encontrados em cada unidade
• CadSocial – fazer mapeamento das regiões e famílias mais vulneráveis – possibilitará uma oferta de serviço social mais efetivo e direcionado
• Agenda Cultural – informação online de todos os eventos culturais de Anápolis e distritos
• Inscrições online para os centros culturais
• Acompanhamento online dos processos de aposentadoria – onde é possível dar entrada e monitorar o andamento dos processos
• Emissão online de tempo de contribuição
• Cmis municipal – consulta ao cadastro, extrato das contribuições e agendamentos
• Implantação de processo eletrônico de modo que todos os atos processuais do Procon (reclamações, notificações, defesa, decisão) sejam praticados por meio virtual • Emissão do cartão do idoso e PNE
• Licenças para vans escolares, táxi, moto-táxi
• Recursos de multas à defesa Prévia e à Jari
• Acesso ao programa de gestão inteligente de frota (GPS + aplicativo)
• Emissão online dos documentos: Certidão de Uso do Solo, Termo de Aprovação de Projeto Arquitetônico, Alvará de Construção, Alvará de Reforma, Alvará de Ampliação, Alvará de Demolição, Carta de Ocupação, Carta de Habite-se, Certidão de Tempo de Construção, Licença Ambiental (Prévia/Instalação/Funcionamento), Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), Aprovação de Parcelamento do Solo Urbano (Loteamento/Condomínio/Desmembramento/Desdobro)
• Disponibilização na web dos mapas e imagens do Plano Diretor Urbano;
• Disponibilização na web das rotas das equipes da limpeza urbana (coleta de lixo domiciliar/coleta seletiva/roçagem mecanizada/roçagem manual/varrição/poda e retirada de árvores)
• Disponibilização na web dos locais dos Ecopontos e suas regras para descarte
• Emissão diária do Boletim com as frentes das equipes de limpeza
• Disponibilização na web de solicitação de mudas para plantio
• Modernização tecnológica do Disque Prefeitura – 156 e Ouvidoria – além de poder protocolar sua solicitação, reclamação, denúncia (como já é feito) por meio do site, o usuário poderá acompanhar o processo. O sistema vai mostrar em qual Secretaria/Diretoria/Órgão está a reclamação e os procedimentos que estão sendo tomados.

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