Aparecida terá novo Paço Municipal e almeja status de cidade inteligente
Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

Nessa quarta-feira, 14 de novembro, a cidade de Aparecida de Goiânia comemora seus 55 anos de emancipação política trazendo em sua memória uma narrativa carregada de emoções e de orgulho de um povo alegre e obstinado. Independência é sinônimo de evolução e o prefeito Gustavo Mendanha – que é um dos maiores entusiastas do modelo de governança inteligente, responsável e moderno – tem realizado uma gestão que aposta nas potencialidades da própria população para fazer uma administração que realmente eleve a qualidade de vida e o bem-estar social de todos a patamares jamais vividos. “Uma das mais importantes formas de independência se dá pela financeira. A segunda é a independência intelectual” – pontua o prefeito.
Findada a fase de consolidação dos suportes públicos indispensáveis ao funcionamento básico de cidadania, chega o momento dos cidadãos de Aparecida mergulharem na maravilhosa sensação de experimentar o conceito de Cidade Inteligente (Smart City), que proporciona o real empoderamento da população via desburocratização dos serviços públicos e interação direta no constante aprimoramento da gestão a partir dos sistemas de tecnologia. Trata-se de um modo de gestão que se abre à participação dos próprios moradores, segundo suas necessidades, para tornar a gestão cada vez mais eficiente.
O primeiro passo é implantação de uma rede de fibra ótica em toda a cidade e em todos os prédios da administração. O projeto Cidade Digital já se encontra em fase de licitação e propõe, muito além de apenas trazer agilidade no atendimento, levar a aculturação da população em inteligência social. O programa traz como base a mudança de paradigma para projetos de Smart City, dando foco ao cidadão ampliando a ideia de Cidade Inteligente para a de Cidadãos Inteligentes. “Como filho que honra o pai que a ele tudo propiciou eu quero, como forma de agradecer tudo o que me ofereceu, propiciar este tipo de cidadania, de transformação direta no dia-a-dia da administração e também nas decisões que definem o futuro da cidade. Seremos a primeira “Cidade Inteligente” do Estado de Goiás” – explica Gustavo Mendanha.
O bom trâmite do prefeito aliado a uma grande capacidade de articulação política e também à obstinação de fazer da própria cidade um lugar cada vez melhor para se viver, tem proporcionado alianças estratégicas. Seja com os atuais e os recém-eleitos representantes dos governos estadual e Federal quanto com a bancada de parlamentares de Goiás e também o Poder Judiciário. “A ideia é fazer com que esta independência se faça cada vez maior para propiciar mais qualidade de vida aos nossos cidadãos. O foco é sempre melhorar a vida do povo” – lembra Gustavo. Ele pontua que esse capital político acumulado está ajudando a tornar realidade antigos sonhos da cidade, como a inauguração do Hospital Municipal de Aparecida, que deverá acontecer no dia 14 de dezembro e a inauguração do novo e moderno prédio do Paço Municipal, que também deverá ser inaugurado na mesma semana.
“Somos campeões na geração de postos de trabalho em todo país, com a melhoria da estrutura de nossos polos e estamos investindo pesado em infraestrutura e na construção de conhecimento para criarmos uma nova geração de cidadãos, plenos de sua participação para a construção da Aparecida que sonhamos, para o presente e o futuro. Tenho muito orgulho de ser o indutor disso, pois é isso que quero para minha cidade. Que todos sejam partícipes de um mundo cada vez melhor, sempre respeitando e aprimorando o patrimônio e a memória de nossos pioneiros. Por isso desejo que todos os cidadãos se orgulhem deste novo legado que tenho muito orgulho de ajudar a propiciar” – finaliza o prefeito.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here