Prefeito Gustavo Mendanha anunciou importantes medidas em sua administração
Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, preparou um conjunto de medidas para comemorar o aniversário da cidade em grande estilo em seu primeiro ano de gestão no comando da cidade. Na próxima segunda-feira, 11, Aparecida comemora mais um aniversário de emancipação política e recebe inúmeros benefícios da prefeitura.

Eleito com folga e com a responsabilidade de continuar um conjunto de ações na Prefeitura ele mostra que mesmo jovem tem maturidade política e experiência na vida pública para se manter ainda por décadas no topo. Gustavo falou sobre os primeiros meses de gestão, enumerou ações que está priorizando e detalhou medidas que vão provocar impactos positivos na vida comum da população.

A visão administrativa é a continuidade da atuação que ele mostrou na Câmara de Vereadores, agora com a diferença de ser o executor das políticas. Gustavo Mendanha quer imprimir sua marca de modernização administrativa com obras e detalhes que ficarão na memória da população aparecidense. “O hospital municipal, as unidades de saúde, as escolas, o piso dos professores, as ações básicas de saúde, o asfalto que chegará aos bairros e toda a humanização da administração pública serão o cumprimento das propostas que receberam o crédito da população”, frisou.

Confira a entrevista:

Falando a Verdade – Qual a avaliação que o senhor faz sobre os primeiros meses de sua administração?

Gustavo Mendanha – Temos tido muito trabalho, o que é muito bom. Quando fui eleito sabia que isso aconteceu com um discurso de dar sequência ao trabalho do prefeito Maguito Vilela. Tenho seguido os conselhos e o exemplo que aprendi com ele convivendo com ele ao longo de quase oito anos. As parcerias feitas com os governos estadual e federal têm sido muito importantes e temos tentado mantê-las com visitas constantes ao governador, à bancada federal goiana, já estive com nove ministros tratando de assuntos relativos a benefícios para Aparecida de Goiânia. Por mais que a cidade tenha crescido e aumentado sua arrecadação, mais ainda necessitamos muito dessas parcerias e convênios para fazer asfalto, instalar e manter unidades de saúde, expandir a rede de ensino e pacificar a cidade reduzindo os índices de criminalidade.

Falando a Verdade – O saneamento básico da cidade foi prejudicado com o escândalo da Odebrecht Ambiental, que agora foi vendida?

Gustavo Mendanha – Claro que com todos esses problemas alguma coisa fica comprometida. Estive com o novo presidente da Saneago, Jales Fontoura, e discutimos que embora tenha havido um trabalho, mas de fato houve um atraso no cronograma de serviços. Ainda temos 70% da cidade sem recolhimento de esgoto. A água tratada também ainda não chega a 30% da população, o que é um grande desafio a ser vencido. Entendemos que saneamento básico é fundamental para saúde. Dessa conversa surgiu a ideia de irmos ao BNDES buscar recursos para investimentos no linhão de esgoto para se chegar a todos os bairros da cidade. Dessa gestão ao BNDES surgiu outra solução esperada que é o desvio da BR 153, levando sua alça de grande fluxo para mais ao leste da cidade, contornando Aparecida de Goiânia. A BR 153 se tornou uma grande avenida com um grande fluxo de veículos e caminhões que infelizmente acontecem muitos acidentes e precisamos minimizar esse problema.

Falando a Verdade – O senhor é vice-presidente da Frente Nacional de Municípios. O que se pode esperar do movimento municipalista para esses próximos quatro anos?

Gustavo Mendanha – A liderança dessa frente tem um papel muito importante na interlocução com o presidente da República, com o Congresso e outros setores como o Judiciário. Um exemplo de como isso é importante pode ser a conversa que tivemos com a presidente do STJ, ministra Nancy Andrighi, sobre a judicialização de assuntos como educação e saúde que são causas de grandes problemas para os municípios, que é o ente com menos poder e recursos, ao passo que as ações deveriam recair mais sobre estados e a União, mas é o contrário que acontece. Um outro assunto que está na pauta urgente é a parcela para os municípios sobre a repatriação de recursos levados para o exterior.

Falando a Verdade – Quais melhorias o senhor vai anunciar para os próximos dias?

Gustavo Mendanha – O Hospital Municipal será administrado por uma Organização Social, isso já está definido. Já tivemos com algumas entidades de renome e respeito em nível nacional e estamos em fase de deliberação para o chamamento da OS que vai administrar. Já encaminhamos os processos para liberação de recursos para equipamentos do hospital, que ainda necessita de R$ 38 milhões. Quero destacar duas figuras que têm sido de altíssima importância para conseguirmos isso que é o deputado Daniel Vilela e o ex-deputado Sandro Mabel. A abertura do hospital será no segundo semestre, com certeza, será feito por etapas para adequarmos o funcionamento. Uma primeira experiência nesse sentido será um piloto para a gestão de uma unidade de saúde. Vamos lançar uma frente de serviço de grande impacto que será o asfalto no Buriti Sereno, o maior bairro do Brasil e o segundo maior da América do Sul. Serão 99 mil metros quadrados de asfalto em cinco etapas. Além disso estamos licitando mais uma série de asfalto para outros bairros.

Falando a Verdade – Para a educação o senhor disse que teria novidades. Quais são?

Gustavo Mendanha – Vamos pagar o piso salarial para os professores, agora não mais com a ordem da Justiça, vamos liberar progressões salariais e 300 remoções para facilitar o acesso dos professores trabalharem em escolas próximo de suas residências. Nesse mês vamos inaugurar mais um CMEI e dando mais oportunidade para as crianças de nossa cidade.

Falando a Verdade – Qual é o quadro político que o senhor vislumbra para 2018?

Gustavo Mendanha – O PMDB terá candidato ao governo, sem dúvida. O deputado Daniel Vilela e seu pai, o ex-prefeito Maguito Vilela são expoentes que podem ser lançados. Há também a possibilidade do senador Ronaldo Caiado vir para nosso partido e ser ele o candidato. Mas, tenho certeza que nosso partido irá triunfar na próxima eleição.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here