Por Hélmiton Prateado

Centenas de atletas de cerca de 40 modalidades foram homenageados na noite desta quinta-feira,5, pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia na 4ª edição do Prêmio Melhores do Esporte durante solenidade realizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude no Salão I do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, no Setor Village Garavelo. Durante o evento, o prefeito Gustavo Mendanha, o vice-prefeito Veter Martins e o secretário Geferson Aragão parabenizaram e reconheceram a dedicação de cada um dos atletas que representaram a cidade em competições estaduais, nacionais e internacionais em 2019.
“Hoje, estamos homenageando 600 atletas de nossa cidade que ao longo do ano levaram o nome de Aparecida para outras cidades, estados e países por meio do esporte. É motivo de muito orgulho para todos podermos receber tantas pessoas vitoriosas que engrandecem nosso município com suas conquistas em diversas modalidades esportivas”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha durante a premiação.
Familiares e amigos dos homenageados lotaram o local onde foi realizada a festa. “Essa é a quarta edição que realizamos e cada ano cresce o número de atletas premiados. Isso nos enche de alegria, pois sabemos que o esporte é uma ferramenta transformadora na vida das pessoas. Crianças, jovens e adultos que praticam esporte têm uma qualidade de vida melhor; com mais saúde e ficam longe, por exemplo, da criminalidade”, apontou o secretário Geferson Aragão ao discursar durante a cerimônia de premiação.
Mãe das pequenas Alicie Barros , 6 , e Amanda , 7 anos, Katerine Angélica, acompanhou as filhas que foram homenageadas pelo desempenho no Campeonato Brasileiro de Skate Feminino. Com poucos meses de treinamento, Amanda conquistou o 5º lugar na competição. A irmão Alice foi a primeira atleta com deficiência a participar do campeonato e conquistou a 10ª posição. “Estar aqui nesta cerimônia é motivo de orgulho para nós. Isso nos incentiva a continuar participando de novas competições e buscando novos títulos representando Aparecida”, disse emocionada a mãe das pequenas atletas que exibiam medalhas e seus skates durante a premiação.
Praticante de karatê Hernane Rodrigues da Silva fez questão de participar do evento com as vestimentas que usa diariamente nos treinos e também nas competições. De kimono branco e faixa azul ele subiu ao palco para receber o certificado de um dos melhores atletas da modalidade, em Aparecida. “Essa homenagem representa reconhecimento para nós atletas que somos daqui e participamos de competições em diversos lugares representando Aparecida”, sublinhou o atleta da Escola Ninjas do Jardim Belo Horizonte.
Incentivo
Durante o Prêmio Melhores Atletas 2019, o prefeito Gustavo Mendanha assinou Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara Municipal instituindo o Programa Bolsa Atleta Aparecidense que irá destinar recursos financeiros para atletas amadores e de alto rendimento que representam Aparecida em competições regionais, estaduais , nacionais e internacionais.
A proposta prevê auxílio para os atletas durante dez meses do ano ou em determinadas despesas como treinamento, material, transporte e outros. O benefício será concedido mediante apresentação de toda documentação que comprove a participação do competidor e também a respectiva prestação de contas. A previsão de investimentos por meio do Bolsa Atleta Aparecidense para 2020 é de R$ 500 mil. No ano seguinte, serão investidos R$ 1 milhão.
“Estamos trabalhado muito para que nossos atletas tenham condições de representar bem nossa cidade. Investimos em praças, quadras poliesportivas, no nosso Centro Olímpico, em outros programas como o Aparecida Compete, na construção de um centro de formação de atletas que será inaugurado em breve e será uma referência nacional. Hoje, assinamos o projeto que estabelece um auxílio mensal para que eles tenham condições de continuar trilhando esse caminho vitorioso através do esporte”, frisou o prefeito Gustavo Mendanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here