Catira, moda de viola e fiandeiras fizeram a alegria da população

Por Hélmiton Prateado

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da secretaria executiva de Cultura e Turismo realizou neste domingo, 29, o 21º Encontro de Catireiros, Foliões, Violeiros e Fiandeiras. O encontro teve início às 8h, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, na Avenida Gervásio Pinheiro, no Village Garavelo. Para participar basta levar um quilo de alimento não perecível.
De acordo com a presidente da Associação dos Catireiros de Aparecida, Nilmarí Alves, o evento é realizado nesta época do ano, fora da data tradicional de folias, para não atrapalhar os festejos nas cidades. “Realizamos o primeiro encontro em 1998 e em cada edição percebemos que o evento vem melhorando, atraindo mais comitivas e participantes”, pontua a presidente da Associação, Nilmarí Alves Siqueira.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Guido Marco, enfatiza que o encontro é visa manter viva a tradição do município. “Preservar a tradição goiana é nosso objetivo principal, por isso Aparecida é palco todos os anos deste encontro”, comentou.
Mais de 20 comitivas de folias e catiras goianas estarão presentes. Entre os municípios confirmados estão Itaberaí, Inhumas, Nova Veneza, Anápolis, Trindade, Hidrolândia, Novo Horizonte, Goiânia e Caturaí. “Queremos conservar nossa cultura com a reza das folias, apresentações de dança, músicas sertanejas e outras manifestações culturais goianas”, finalizou ela.
Os alimentos arrecadados no evento serão repassados para a Secretaria de Assistência Social, que irá encaminhar as doações para famílias carentes e instituições filantrópicas de Aparecida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here