Prefeito Gustavo Mendanha, acompanhado da primeira-dama, Mayara Mendanha, recebeu o prêmio em Curitiba, PR
Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, recebeu em Curitiba o Prêmio Inovacidade 2017 pelo projeto “Soluções Urbanas para Cidadãos Inteligentes”, que foi reconhecido como inovador entre as administrações municipais. A premiação foi realizada pelo Instituto Smart City Business America, que reconheceu, publicamente, a relevância do projeto nominado pelo prefeito como “Cidade Inteligente”, mas formalmente conhecido como “Soluções Urbanas para Cidadãos Inteligentes”.
Aparecida levou o prêmio nas categorias “Tecnologia e Inovação”, “Cidades Colaborativas e Sustentáveis” e “Sociedades Inteligentes”. A premiação ocorreu durante a 5ª edição do Smart City Business America Congress & Expo, evento que os organizadores classificam como “o mais importante sobre cidade inteligente” e que contou com a participação de líderes empresariais, autoridades governamentais e dezenas de prefeitos de diversas regiões do País. Foram premiadas apenas 16 cidades da América Latina.
“Este prêmio demonstra nosso compromisso com Aparecida de Goiânia; nosso compromisso em transformá-la numa cidade mais inteligente, empreendedora, eficiente. E também reforça o nosso objetivo de prepará-la cada vez mais para o futuro”, frisou o prefeito logo após a premiação. Ele destacou ainda que está cada vez mais convicto da importância dos investimentos em tecnologia ao longo de sua gestão.
Gustavo confirmou que, em breve, o projeto desenvolvido pela Prefeitura de Aparecida e que já foi apresentado aos secretários será minuciosamente detalhado à imprensa, aos diversos segmentos da sociedade civil organizada e à população em geral. O prefeito antecipou, contudo, que o “Cidade Inteligente” colocará à disposição do poder público ferramentas tecnológicas que modernizarão e que irão melhorar ainda mais os serviços oferecidos à população.
Para viabilizar o projeto, o prefeito fez questão, inclusive, de mencionar recente reunião de trabalho que teve com o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, em Brasília (DF), quando solicitou apoio por meio da liberação de recursos, do compartilhamento de experiências e da transferência de conhecimento e expertise. O encontro ocorreu no dia 16 de março último.
“Estamos falando de algo amplo e ao mesmo tempo robusto, com seis eixos norteadores, que abarcará desde a inclusão digital, com oferta de internet aos moradores de Aparecida, entre outras tantas iniciativas, a investimentos em ações como de videomonitoramento que contribuirão para melhorar a segurança, ainda que de responsabilidade do Estado, em nossa cidade. Neste contexto, áreas como Saúde e Educação também são prioridades. Vamos investir maciçamente em tecnologia”, enfatizou o prefeito.
“Nós temos a determinação de desenvolvermos este projeto em Aparecida e começamos muitíssimo bem, com um reconhecimento deste porte aqui em Curitiba”, comemorou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, professor Cleomar Rocha. Também acompanharam o prefeito a primeira-dama Mayara Mendanha, titular da Assistência Social, e os secretários Cleomar Rocha (Ciência, Tecnologia e Inovação), André Rosa (Fazenda) e Einstein Paniago (Transparência, Fiscalização e Controle).
“Estamos ainda mais motivados a continuar a construção da cidade que queremos. Aparecida vai continuar se transformando. E todo este nosso esforço é para, acima de tudo, dar qualidade de vida a cada um dos moradores deste município”, enfatizou Gustavo Mendanha. “Agradeço a toda a minha equipe e àqueles que têm acreditado no nosso projeto. Parabenizo todos os servidores, em especial os da Secretaria de Ciência e Tecnologia”, acrescentou.
Saiba mais
O Instituto Smart City Business America se auto define “responsável por promover a troca de informações e o debate de temas de interesse do setor, além de apresentar alternativas e soluções inteligentes para os desafios das cidades modernas, permitindo, ainda, o encontro entre os protagonistas dos setores públicos e privados”.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here