Compartilhar

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio das Secretarias de Educação e Secretária de Cultura, promove o 1º Festival de Teatro de Fantoche entre os alunos das Escolas Municipais de Educação Integral (EMEI’s) do município. O festival será 100% virtual e voltado somente para os alunos regularmente matriculados nas EMEI’s, que concorrerão a premiação de 1º, 2º e 3º lugar de acordo com avaliação do júri técnico, além de 1º lugar de acordo com votação popular.
Esta ação é realizada com o objetivo de envolver alunos, pais e comunidade escolar na produção e fruição artística teatral e oferecer ao público uma forma gratuita e segura de entretenimento cultural, em conformidade com as orientações de isolamento social devido a pandemia provocada pelo Covid-19.
Os alunos participantes deverão produzir sua apresentação com fantoche em vídeo com duração de dois a quatro minutos e enviar para o professor de Artes Cênicas de sua unidade escolar, até o dia 11 de maio de 2021. “Os vídeos para participação serão supervisionados pelos respectivos professores de cada turma e as apresentações serão disponibilizadas em plataforma streaming online no dia 14 de maio, que permanecerão disponíveis para avaliação do júri técnico e popular até o dia 16 de maio”, explicou o secretário de Educação, Divino Eterno.
Idealizado e organizado pelos professores de Artes Cênicas, Urânia Lima da EMEI Professora Wilsonina e Roger Thomas da EMEI Professora Vinovita, o festival conta com o apoio e a parceria das Secretárias de Educação e Secretaria de Cultura de Aparecida de Goiânia. O Secretário de Cultura, Avelino Marinho, ressalta a importância de fomentar a produção cultural em Aparecida de Goiânia, valorizando desde as produções desenvolvidas dentro das escolas até os diversos movimentos artísticos da nossa cidade de forma mais ampla. “Quando adotamos a cultura como uma aliada no processo de ensino-aprendizagem, juntas tornam-se elementos socializadores capazes de modificar a forma de pensar de educandos e educadores. A cultura estimula a criatividade e contribui no processo educacional de formar pessoas, formar consciência”, salientou.
Três pessoas do meio artístico, profissionais e/ou fazedores de arte do município, irão compor o quadro do júri técnico, responsável por avaliar e premiar três melhores apresentações, dentro dos critérios estabelecidos como melhor enredo, criação e produção do cenário, criação, produção e manipulação de fantoches e sonoplastia. Outra forma de premiação vem como um convite à comunidade de modo geral a assistir aos espetáculos e votar através de plataforma online escolhendo o melhor espetáculo que também será premiado. Logo que as apresentações forem disponibilizadas nos canais de comunicação das Secretarias de Educação e Cultura, além de canais no Youtube das EMEI’s, será aberta a votação online que se encerrará no dia 16 de maio às 23h59, o público poderá votar quantas vezes desejar indicando o melhor espetáculo a ser premiado.
O resultado final será divulgado em canais de comunicação das Secretarias de Educação e Cultura no dia 17 de maio de 2021. Os campeões vão ser premiados com uma bicicleta para as primeiras colocações no voto popular e no voto do júri técnico, e um tablet para o segundo e terceiro lugar. As premiações poderão ser retiradas na EMEI do aluno premiado, com a sua coordenação, até 10 dias após o encerramento do festival.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here