Gestantes receberão atenção
Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

Ser mãe é uma experiência indescritível, prazerosa, mas que exige cuidados antes, durante e após o parto. Pensando na importância dos cuidados que as mulheres devem ter durante a gestação, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), realiza cursos de capacitação para gestantes em várias unidades de saúde da Capital. O objetivo é preparar as futuras mamães, estimular o pré-natal e promover a saúde da gestante e do bebê.
O Centro de Saúde da Família Madre Germana II (CSF) é uma das unidades que realiza a capacitação para as gestantes. O curso iniciado no dia 3 de abril foi encerrado nesta quinta-feira, 09, e reuniu 30 gestantes. As mulheres receberam orientações sobre o parto, puerpério, cuidados com bebê, amamentação e introdução alimentar e saúde bucal dos pais e dos bebês.
Segundo o coordenador geral do CSF Madre Germana II, Erlon Murilo de Jesus, essas ações agregam conhecimento para as gestantes, mas também mobilizam muitos servidores da unidade devido a importância do projeto. “O curso é um momento de promoção da saúde e prevenção de doenças, onde aliamos a diversão e o aprendizado. Contamos com as dinâmicas que estimulam a interação entre as gestantes e as equipes de saúde, oferecemos também lanches e sorteios de brindes”, disse o coordenador.
Os CSF’s Parque Atheneu e Vera Cruz I também realizam atividades educativas para as gestantes. De acordo com a coordenadora geral do CSF Parque Atheneu, Kelly Cristina da Mota Leda, 12 grávidas participaram do curso. O serviço prestado conta com o trabalho de multiprofissionais. “Além dos servidores de saúde da unidade, as atividades envolvem profissionais da área de psicologia e assistência social. São realizadas dinâmicas com temas sobre depressão pós parto, organização do tempo com a família e orientações sobre cadastro para o programa Bolsa Família e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG)”, finaliza.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here