Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

Dando continuidade às lives semanais do projeto “Conecta – Compartilhando Saberes”, o ITEGO em Artes Basileu França, Instituto vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), apresenta a live “Formação em Artes e Gestão de Crises” nesta quarta-feira (01), às 19h. A transmissão ao vivo será pelo Instagram (@itegobasileuartes).
Nesta edição, em especial, o projeto conta com a participação da diretora do maior instituto de formação em Artes da América Latina – o ITEGO em Artes Basileu França, a mestra em Música Lóide Magalhães, e do diretor de um dos principais institutos de Artes do Centro-Oeste – o Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter, o psicólogo, psicanalista e administrador em Recursos Humanos, Edmar Carneiro.
O evento online será pautado em assuntos como Arte, cultura e formação, que são indispensáveis aos indivíduos de uma sociedade. Além disso, serão abordadas questões referentes à maior crise já vivenciada, de repercussão global, assim como observações particulares dos referidos profissionais, no que tange à transformação ocorrida nos respectivos Institutos, em virtude da pandemia da Covid-19.
Visando tornar positiva a relação, mesmo que distante, que envolve pais, alunos, professores, colaboradores e admiradores da Arte, os diretores irão realizar um apanhado geral sobre os aspectos positivos da Arte em tais instituições, que têm percorrido o mundo, mas que nesse momento de pandemia, sofrem com as limitações impostas. Contudo, por meio de experimentações virtuais e tecnológicas, continuam promovendo o aprendizado referente à Arte.
Sobre os convidados
Lóide Magalhães
Possui graduação em Educação Artística – Habilitação em Música pela Universidade Federal de Goiás (2000) e mestrado em Música também pela UFG (2015). Já atuou como Coordenadora dos cursos de Formação Inicial e Continuada; dos cursos de Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Instrumento Musical, Regência e Canto; do Núcleo de Percussão e Flauta Doce do ITEGO em Artes Basileu França; de Linguagem Musical, Musicalização Infantil e Musicalização para Bebês na Escola de Músicos Ivana Bontempo. Atuou também como professora de Linguagem Musical, Percepção Musical, História da Música, Ritmo e Som; de Linguagem Musical, Canto Coral e História da Música do Instituto Gustav Ritter. Atualmente é Diretora do Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França, professora no curso de pós Graduação Evolução pela Escola de Música Holanda.
Edmar Carneiro
Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), possui ainda formação em Psicanálise e Administração em Recursos Humanos. É ex-diretor de Comunicação da Universidade Estadual de Goiás (UEG); ex-diretor do Centro de Saúde Mental do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (IPASGO); ex-gerente de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e ex-consultor de Cultura do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás (SEBRAE-GO). Trabalha com Educação, Cultura, Comunicação & Marketing. É o atual Diretor do Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter.
Sobre o projeto “Conecta – Compartilhando Saberes”
O “Conecta – Compartilhando Saberes” é uma iniciativa da Produção Cultural e Comunicação do ITEGO em Artes Basileu França, que traz um novo formato de lives 100% virtuais para informar e entreter o público amante da Arte durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.
Cabe salientar que o projeto “Conecta – Compartilhando Saberes” abrange a campanha “Arte Solidária”. Esta ação foi criada pela Associação de Pais e Mestres do Basileu França, com o apoio do ITEGO em Artes Basileu França e visa arrecadar alimentos para beneficiar a classe artística, em que muitos se encontram em situação de vulnerabilidade por conta da crise provocada pela pandemia. As doações podem ser feitas no Basileu França, situado à Avenida Universitária nº 1750, no Setor Leste Universitário. Já para aqueles que pretendem se cadastrar e ser um(a) beneficiário(a) da campanha, basta acessar o seguinte endereço eletrônico: www.basileufranca.com.br/soulidario.
A produção do “Conecta” conta com a participação de um voluntariado dedicado e interessado em contribuir com conteúdo, afim de enriquecer a vida das pessoas. É composta por: Meire Marques, Simone Malta, João Arthur Amarilla, Rosângela Porto e Fagner Brito.
Sobre o ITEGO em Artes Basileu França
O Instituto Tecnológico de Goiás (ITEGO) em Artes Basileu França, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), teve origem em 1967, na Escola de Artes Veiga Valle. A instituição possui como missão oferecer capacitação artística, desde o início até a formação superior, nas seguintes áreas: Arte Educação, Arte Inclusão, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Teatro. Atualmente, diversos grupos da Escola de Arte são reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), dentre outros.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here