Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), uma iniciativa da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, Instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), apresenta neste sábado (28), às 19h, o concerto “Beethoven 250 anos”, sob regência do maestro titular e diretor artístico da OSJG, Eliel Ferreira. O concerto on-line, que interpretará a Primeira Sinfonia desse gênio da Música, será transmitido pelo canal da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás no YouTube e Facebook.
A Primeira Sinfonia traz o caráter simpático e bem humorado de Beethoven, tendo sido composta e concluída em torno do ano de 1795. A primeira apresentação da obra se deu no dia 2 de abril de 1800, no Teatro Imperial de Viena, na Áustria.
A Orquestra Jovem será a primeira no Estado de Goiás a realizar uma homenagem para o compositor, que completou 250 anos em 2020. “A expectativa para o concerto é grande e segue acompanhada de todos os cuidados sanitários recomendados pelos órgãos de Saúde, devido à pandemia”, destaca Eliel Ferreira.
Vale salientar que a transmissão on-line, assim como todas das demais áreas da Escola (Artes Visuais, Arte Educação, Arte e Inclusão, Circo, Dança, Música – incluindo os demais grupos sinfônicos, Produção Cênica e Teatro), é estritamente de cunho pedagógico. O objetivo, portanto, é promover e disseminar o processo de ensino e aprendizagem.
Sobre a Orquestra Sinfônica Jovem
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) foi fundada em 2001, com o objetivo de formar jovens músicos com capacidade para atuar, profissionalmente, em orquestras nacionais e internacionais. A Orquestra é contemplada com o Bolsa Artista, um programa criado pelo Governo Estadual, a fim de garantir aos jovens o acesso à educação, cultura e inclusão social. O grupo musical é um dos principais do país, sendo reconhecido, inclusive, em diversos locais do mundo, por meio de turnês internacionais.
Sobre a Escola do Futuro em Artes Basileu França
A Escola do Futuro em Artes Basileu França teve origem em 1967, na Escola de Artes Veiga Valle. A instituição possui como missão oferecer capacitação artística, desde o início até a formação superior, nas seguintes áreas: Arte Educação, Arte Inclusão, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Teatro. Atualmente, diversos grupos da Escola de Arte são reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), dentre outros.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here