
A Coordenação de Circo da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), lança a 1ª Mostra Online de Experimentações Artísticas do Circo Basileu França, na próxima quarta-feira (16), às 19h. O lançamento será no Instagram e YouTube do Circo Basileu França.
Ao longo dos meses de novembro e dezembro deste ano, os artistas do Corpo Circense foram provocados, pelos professores e coordenação, a experimentar diferentes possibilidades de expressão artística em isolamento, devido à pandemia do novo coronavírus, representando um desafio de criar novos formatos para o Circo.
Essa mostra teve como tema gerador “O que me afeta? Um poema ou uma letra de música?” e/ou “Os afetos transformadores de um poema”. A ideia era a partir de um tema norteador para dar a possibilidade de criação. Esses temas estão presentes em nossas vidas. Muitas vezes, é algo muito simples e que transforma nosso olhar para o mundo, um poema ou letra de música que nos afeta ou os afetos que eles nos fazem lembrar.
Ser afetado e ter afeto, tão perto e tão longe ao mesmo tempo, significados tão distintos de palavras com grafias tão parecidas.
- Afetar – origem do latim Affectare: pode ser causar incômodo, molestar, atingir algum órgão, ou mesmo algo que não condiz com a realidade, simular.
- Afeto – origem do latim Affectus: sentimento de carinho; sentimentos e emoções que se manifestam de muitos modos.
“Prefiro quando as coisas e as pessoas me afetam e que esse ‘afetar’ esteja repleto de afetos, que o amor e o sentimento acalentador estejam presentes”, reflete o coordenador do Circo Basileu França, Rodrigo Mallet Duprat.
E você, o que te afeta ou quais os teus afetos?
Serviço:
- Data: 16/11
- Horário: 19h
Lançamento nas redes sociais do Circo Basileu França
Ficha técnica
- Coordenação geral: Rodrigo Mallet Duprat
- Professores orientadores: Damião Marcelo, Débora di Sá, Jonathan Sena e Rafael Eckert.
- Artistas: Luie Wanderley, Hoswel Garces, Iago Timbó, Enano, Alejandra Martinez Arango,
- Oscar, Luís Rick e Isaura Urdaneta
- Realização: Coordenação de Circo da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França
Sobre a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França
A Escola do Futuro em Artes Basileu França, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), teve origem em 1967, na Escola de Artes Veiga Valle. A instituição possui como missão oferecer capacitação artística, desde o início até a formação superior, nas seguintes áreas: Arte Educação, Arte Inclusão, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Teatro. Atualmente, diversos grupos da Escola de Arte são reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), dentre outros.