Por Hélmiton Prateado

A Banda Sinfônica Jovem de Goiás realiza o último concerto da Temporada 2019, na próxima sexta-feira, 20 de dezembro, às 19h30, na Praça Cívica, com entrada franca. A apresentação integra a programação do Natal do Bem, promovido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que está trazendo ao público diversas apresentações artísticas, neste mês de dezembro.

O repertório da noite inclui canções como Jingle Bells Fantasy, Aquarela do Brasil, In a Persian Market e a Christmas Festival.

Sob regência do maestro Gustavo Aprígio, o concerto de encerramento das atividades da banda tem como objetivo mostrar o trabalho dos músicos, maestro, professores e equipe desenvolvido ao longo do ano. “Pretendemos formar não só músicos, mas também preparar o público para esse tipo de apresentações”, salienta o maestro da Banda Sinfônica Jovem de Goiás.

Histórico da Banda

Na formação da Banda Sinfônica Jovem de Goiás (BSJG) predominam instrumentos de sopro, percussão e piano: flautas, clarinetas, oboés, fagotes, saxofones, trompas, trompetes, trombones, euphonium, tubas e percussão. O grupo reúne 46 estudantes de música e busca a formação profissional de jovens, entre 12 e 22 anos, com aulas gratuitas de teoria musical e instrumento musical. A Banda Sinfônica possui ainda o papel de divulgar e criar repertório original para esta formação, tendo como característica principal a versatilidade, produzindo concertos sinfônicos e populares, além de espetáculos diversos.

A Banda Sinfônica Jovem de Goiás tem suas origens em 2009, sob regência do maestro Reginaldo Sebastião da Silva, quando participou do Concurso Nacional de Bandas Marciais de São Sebastião (SP). Na ocasião, o grupo conquistou primeiro e segundo lugares por dois anos consecutivos.

A partir de 2013, sob regência do maestro Rogério Rosembergue, o grupo realizou concertos em teatros e outros espaços da capital goiana e região. Em 2018 realizou, com patrocínio do Fundo Estadual de Arte e Cultura, uma turnê que incluiu, além de Goiânia e Anápolis, outras cidades do interior de Goiás como Itumbiara, Inhumas e Palmeiras de Goiás.

No ano passado, a Banda teve participação em eventos especiais como o “Pop Hits”, no Teatro-Escola Basileu França, e o “Terça no Teatro”, promovido pelo Teatro Sesi de Goiânia. Atualmente a Banda Sinfônica Jovem de Goiás é regida pelo maestro Gustavo Aprígio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here