Mais de 220 escritores lançaram suas obras em comemoração ao aniversário de Goiânia

Por Hélmiton Prateado

Dia 22 de outubro de 2019: data que ficará marcada na memória cultural de Goiânia. Uma noite especial de autógrafos marcou as comemorações do aniversário de 86 anos da cidade com o lançamento de mais uma edição da coleção de livros literários Goiânia em Prosa e Verso. O evento, realizado na Estação Cultura, na Praça do Trabalhador, foi promovido pela Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e a Editora Kelps.
Mais de 220 autores goianos marcaram presença em um dos maiores lançamentos coletivos de livros já realizados no país. Para o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, trata-se de um verdadeiro presente para cidade. “São escritores e escritoras que vêm premiar Goiânia com suas obras. Um lançamento desta proporção não se viu em nenhum lugar do país”, disse. Ao encerrar sua fala, o prefeito exaltou o papel do escritor: “O que seria da humanidade se não existisse o livro, se não existisse o escritor? Vejam o que isso representa para todos nós, para a nossa história! Por isso, com muito orgulho e em nome de todos os goianienses, parabenizo a todos os escritores que estão aqui.”
O secretário Kleber Adorno também saudou os autores goianos por mais uma conquista e pontuou que a Prefeitura de Goiânia não tem pensado apenas nas obras físicas, mas também nas obras literárias. “Por isso é que fico feliz em participar desta administração, de trabalhar em uma gestão honrada, que valoriza, fomenta, democratiza a cultura, respeita a diversidade e a pluralidade. Temos aqui hoje escritores com dez anos de idade e com mais de 90. Isso mostra que o acesso à cultura é para todos. Obrigado ao prefeito, que valoriza o que a nossa gente produz, que a nossa gente pensa e deseja. Temos uma cidade verdadeiramente cheia de livros, arte, teatro, música e cultura”, pontuou.
Para o reitor da PUC, Wolmir Amado, foi uma noite para celebrar e parabenizar: “Esta cidade que tão bem nos acolheu está de parabéns pelos seus 86 anos. Goiânia pode se sentir honrada. Não há lugar que tenha essa quantia de lançamentos e que tanto valorize escritores. Parceiro nesta iniciativa há muitos anos, eu me sinto muito honrado em colocar o nome da nossa instituição nestas publicações. A PUC completa 60 anos e ajudou a construir uma tradição universitária na cidade, portanto estamos aqui compartilhando mais esse sucesso com obras de excelente qualidade.”
Autor do livro “Tudo por Amor”, Élson Oliveira, ex-prefeito de São Miguel do Passa Quatro, marcou presença no lançamento e, ao lado da família, celebrou a conquista distribuindo vários autógrafos. “Parabéns à Prefeitura de Goiânia, ao prefeito Iris Rezende e ao secretário Kleber Adorno pelo projeto Goiânia em Prosa e Verso. Diante de toda a dificuldade que nós escritores temos – especialmente os goianos – para publicar obras, isso é uma excelente oportunidade de mostrar o nosso trabalho, a grandeza da literatura produzida no Estado de Goiás”, ressaltou.
O jornalista e escritor Hélio Rocha também estava no evento lançando seu livro “Diário de um Poeta”. Natural de Corumbá de Goiás, Hélio é um dos pioneiros do jornalismo goianiense. “Cheguei com nove anos de idade em Goiânia e atuo no jornalismo desde a década de 1960. Fico contente com iniciativas como esta que valorizam a cultura. É revolucionário”, disse ao explicar que o livro de citações foi construído a partir de seu trabalho no jornal O Popular. Hélio já contribui com a história de Goiás com dois livros sobre os governadores, a biografia de Pedro Ludovico e dois trabalhos sobre a capital.
O professor Gustavo Ferreira lançou o livro “Pela Estrada da Poesia”, uma coletânea que o autor produz desde seus 15 anos: “Fui guardando as poesias e, agora, tive a oportunidade de publicar. São líricas, sobre sentimentos, amor, sobre o futebol, sobre pessoas, sobre tudo”, disse o autor, que estava no lançamento com toda a família, amigos e alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here