Atendimento à população em Itaberaí já contabiliza mais de 5.300 na primeira edição do Detran em Ação

Por Hélmiton Prateado

A cidade de Itaberaí foi o resultado do sucesso da primeira edição do Detran em Ação, cujos serviços já atenderam mais de 5.300 pessoas nos três primeiros dias de atividades em Itaberaí. Os trabalhos de contato com o público estão acontecendo de 26 a 30 de junho, no Centro Municipal de Eventos, mas, desde a semana passada, equipes do Goiás Sinalizado trabalham nas ruas e avenidas da cidade. O programa foi elogiado pelo prefeito Roberto Silva, durante cerimônia oficial de abertura realizada na manhã desta quarta-feira (28/06). Na próxima segunda-feira (3/07), o governador Marconi Perillo estará em Itaberaí para acompanhar a ordem de serviço que ele assinou para a realização da sinalização nos municípios goianos.
A iniciativa de levar serviços, sinalização e educação para o trânsito de Itaberaí agradou a população. “Muito boa iniciativa do Detran em trazer serviços e informações para nós de Itaberaí”, argumentou a moradora Romilda Xavier, que buscou o estande do Detran para tirar dúvidas sobre Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Uma equipe da autarquia está atendendo das 8h às 17h, no local com consulta sobre pontuação de (CNH), emissão de boletos e solicitação de Cartão de Estacionamento do Idoso e da Pessoa com Deficiência.
De acordo com o presidente Manoel Xavier Ferreira Filho, o Detran em Ação busca sistematizar a atuação da autarquia nos municípios, levando serviços e programas de forma coordenada com foco na educação para o trânsito e, especialmente, na redução de acidentes. Nesse sentido, programas como o Detranzinho, que busca por meio de palestras e atividades lúdicas formar multiplicadores, e o Goiás Sinalizado são fundamentais, tendo em vista que sinalização reduz os conflitos e melhora a fluidez do trânsito.

População recebeu com alegria programas de educação para o trânisto

O Detranzinho está sendo aplicado em escolas como a São Dimas. “Ontem nossa escola recebeu o Detranzinho e foi de muita importância para a conscientização das crianças e posteriormente para os pais. Tivemos um ganho muito grande porque foi uma sementinha que foi plantada nos nossos alunos e acreditamos muito nessa parceria. Espero ter outros projetos do Detran aqui em Itaberaí”, afirmou a gestora Kátia Cilene. Já a aluna Joana Lopes, 6 anos, demostrou ter aprendido que um trânsito seguro depende da ação de cada um. “Gostei por que o Detran mostrou para gente como se deve atravessar a rua e fez muitos alertas de coisas perigosas no trânsito. Aprendemos como e importante usar o cinto de segurança e ficar de olho no semáforo”, alertou a criança.
O Detran-GO, em parceria com a Polícia Militar, também está realizando blitzes educativas diárias nos municípios. A ação integra o programa Balada Responsável Educativa e tem como foco alertar a população para os perigos da combinação de álcool e direção. Além da Lei Seca, os educadores abordam itens como o uso do cinto e o transporte seguro de crianças.
Conforme o diretor de Operações da autarquia, Francisco de Assis Peixoto, a parceria com a prefeitura de Itaberaí fortaleceu a atuação no município. “Estamos aqui com o apoio forte da prefeitura para levar à população a mensagem de que podemos e precisamos salvar vidas no trânsito. Queremos motrar que é possível fazer um trânsito diferente se cada um fizer sua parte”, pondera.
Coordenador do Detran em Ação, o diretor Técnico e de Atendimento João Balestra do Carmo, comemorou o sucesso da primeira edição. Ele conta que o programa surgiu para atuar de forma coordenada nos municípios desenvolvendo os pilares da autarquia, que são educação e engenharia de trânsito.
Graças ao sucesso em Itaberaí, o coordenador já está estudando a realização de outra edição. O programa é concretizado em parceria com a administração municipal. A proposta inicial é que seja atendida uma cidade por mês, tendo em vista que antes de iniciar as ações é feito todo um trabalho de articulação e organização da infraestrutura local.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here