Diretor técnico do Detran-GO, isac Silva de Souza, está comandando a parceria com os municípios

Por Hélmiton Prateado

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) começa, a partir da próxima semana, os trabalhos de sinalização horizontal e vertical nos municípios goianos. As primeiras cidades contempladas com o programa Goiás Sinalizado serão Mineiros e Silvânia, onde foram firmadas parcerias com as prefeituras para organizar o fluxo de circulação, reduzir os conflitos, e, especialmente, promover a segurança viária, contribuindo para a redução de acidentes.
Além de locais de grande circulação de veículos, as equipes do Goiás Sinalizado priorizam as imediações de escolas, visando oferecer melhores condições de travessia e maior segurança a pais e alunos. Por isso, o trabalho de implantação, conforme explica o diretor Técnico e de Atendimento do Detran-GO, Isac Silva de Souza, é precedido de levantamento especializado. “Uma equipe do Detran-GO visita a cidade para elaborar o projeto. Só depois, é feita a sinalização”, afirma.
Inicialmente, serão priorizados os municípios que firmaram parceria com o Detran-GO. “Temos o maquinário e a equipe técnica. As prefeituras entram com o material de consumo e suporte operacional”, conta o diretor. Além das equipes da autarquia, está sendo finalizada, via licitação, a contratação do material e recursos necessários ampliação dos trabalhos.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) preconiza que a sinalização de trânsito no perímetro urbano é de competência dos municípios. “Porém, diante das dificuldades enfrentadas pelas administrações municipais, o Governo do Estado resolveu trabalhar em conjunto com as prefeituras para que possamos construir um trânsito melhor”, pondera Isac.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here