Compartilhar

Falando ! a Verdade CULTURAL é uma iniciativa de apoio à cultura e suporte aos estudantes da rede pública. O projeto oferece acervo digital gratuito a livros digitais de domínio público e de livre distribuição, de autores nacionais e estrangeiros.

SINOPSE: O maior Taunay, contudo, o Taunay imprescindível é o memorialista de A retirada da Laguna, livro escrito originalmente em francês (La retraite de Laguna) e publicado em 1871. É sem dúvida nossa narrativa mais vívida, mais contundente e mais importante sobre a Guerra do Paraguai.

O livro pertence quase ao mesmo gênero de Os sertões, de Euclides da Cunha. São ambos testemunhos de conflitos bélicos, com apenas uma diferença: Euclides foi a Canudos como observador (e escreveu, portanto, uma reportagem); Taunay participou da terrível aventura que relata.

Por essa circunstância, e pela excelência do estilo, A retirada da Laguna deveria ocupar na literatura brasileira lugar idêntico ao do clássico de Euclides. Mas a Guerra do Paraguai, na mentalidade servil das nossas elites, ávidas de sentirem vergonha de si mesmas, é um episódio que só vale lembrar quando o vilão é brasileiro — como se numa guerra pudesse haver inocentes; ou inocências. E a Retirada é a narrativa de uma derrota, onde o inimigo foi o opressor.

Baixar este livro GRÁTIS em PDF

a_retirada_da_laguna

Baixar este livro GRÁTIS em PDF

Autor Visconde de Taunay
Fonte Universidade da Amazônia – UNAMA
Formato Livro Grátis em PDF com 300 KB

Compartilhar