Eurípedes Barbosa Nunes, um dos maiores maçons da história da maçonaria brasileira
Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

O Grão Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil, Eurípedes Barbosa Nunes, sofreu um infarto fulminante na madrugada dessa terça-feira, 03, e passou para o Oriente Eterno. Ele estava na cidade de Sinop, no Mato Grosso, onde cumpria extensa agenda em sua campanha para Grão Mestre Geral do GOB, posto ocupado por nomes de expressão da história nacional como José Bonifácio, Dom Pedro I, Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
Eurípedes Barbosa Nunes é goiano de Itauçu, nascido em 19 de setembro de 1944. Casado com Vera Lúcia Brandão Barbosa, tem três filhos e dois netos. Foi radialista e delegado da Polícia Civil, além de professor e articulista.
Na maçonaria, iniciou na Loja Acácia Brasiliense, de Goiânia, em 26 de agosto de 1978, onde foi Venerável por dois mandatos, continuando fazendo parte do seu quadro de obreiros.
No Grande Oriente do Estado de Goiás, foi Secretário de Educação e Cultura; na administração de José Ricardo Roquette, instituiu o Programa Maçonaria a Favor da Vida – Contra as Drogas, este criado em 1997, posteriormente nacionalizado pelo Soberano Francisco Murilo Pinto.
Foi deputado estadual representando a Loja de Pesquisas Maçônicas Brasil Central, de Goiânia;
No Grande Oriente do Brasil, foi diretor executivo de Maçonaria a Favor da Vida, na gestão de Francisco Murilo Pinto. Antes, na administração de Jair Assis Ribeiro, foi convidado e exerceu vaga no Conselho Federal e no Supremo Tribunal de Justiça.
Foi eleito Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Goiás e reeleito no período de 2007 – 2013, quando eleito na chapa de Marcos José da Silva, renunciou e tomou posse no Grão-Mestrado Geral Adjunto, em consequência constitucional, na presidência do Conselho Federal. Responde pela Secretaria Geral de Entidades Paramaçônicas do GOB.
Recebeu os títulos de Cidadão Carioca, Trindadense, Itapacino e Itaberino.
É membro honorário de 49 Lojas de Goiás e outros estados.
Há quase um ano Barbosa Nunes percorreu todo o Território Nacional em campanha pelo grão mestrado nacional. Diariamente ele postava mensagens no facebook prestando contas de suas atividades.
O corpo deverá ser trazido para Goiânia ainda hoje e velório e sepultamento ainda serão marcados.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here