Compartilhar

Com o objetivo de reduzir acidentes de trânsito causados pelos frutos do jamelão, que caem no asfalto e deixam o piso escorregadio, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), realizou na última semana a remoção das árvores da espécie e as substituíram por árvores de ipês ao longo da Avenida Delvaux Vieira Prudente no Jardim Mont Serrat e na Avenida das Mangueiras, na Vila Alzira.
Na operação foram substituídas 165 árvores de jamelões por 175 ipês-rosa no canteiro central nos cerca de dois quilômetros de extensão da Avenida das Mangueiras. O plantio das novas espécies foi realizado após poda em setembro de 2019, dando tempo dos ipês crescerem e se fortalecerem, mantendo a cidade arborizada.
Atualmente Aparecida conta com cerca de 680 árvores de ipês espalhadas nos canteiros da cidade, sendo 175 apenas nestas duas vias onde já houve a retirada dos jamelões. Já na Avenida da Paz no Setor Solar Central Parl são 185 pés de Ipês; 45 na Alameda da Cidade no Parque das Nações; 120 na Avenida Brasil no Setor Buriti Sereno; e 155 na Avenida W-5 no setor Santa Luzia. Todas as árvores foram plantadas entre 2019 e 2020 para a substituição dos jamelões.
Essa operação de plantio de novas espécies ocorrerá ainda na Avenida 8, no Jardim Tiradentes; Avenida Santana, entre a Vila Souza e o setor Planície; Avenida Benedito Silvestre de Toledo, na altura do Bairro Independência e do setor Independência Mansões; e na Rua R-3, no setor Cidade Livre.
“Os frutos dos jamelões, ao cair no chão, acabam formando uma camada escorregadia o que ocasiona diversos acidentes. Por isso que fazer a substituição das árvores de jamelões é uma forma que encontramos para reduzir os riscos de acidentes e preservar a vida daqueles que circulam nas vias, seja com automóvel ou motocicleta”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes.
O gestor explicou que o ipê rosa foi escolhido por ser uma árvore nativa do cerrado, que no período chuvoso “fica com sua copa bonita”, com folhas. “E no período de seca é a única árvore que transmite uma beleza que poucas têm, que é quando ela floresce”.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here