Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) realiza nesta semana treinamentos para que colaboradores possam atender casos suspeitos do novo coronavírus. O primeiro deles aconteceu nesta segunda-feira, 23, com os setores assistenciais da unidade, com o intuito de atingir todas as equipes que trabalham por escala de plantão.
A capacitação, que foi ministrada pela equipe da Faculdade Adam Zaim de Medicina e Educação LTDA (FAZMED), tem como objetivo, além de capacitar, esclarecer dúvidas e preparar os colaboradores para o atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19, conforme as orientações do Ministério da Saúde, ANVISA e Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.
O conteúdo dos treinamentos consiste em momento teórico e parte prática, com a utilização de manequins de simulação realística, equipamentos de proteção individual (EPI’s) e materiais reais para o correto aprendizado e manejo.
Dentre as orientações, foi apresentado o protocolo institucional, fluxograma de atendimento, paramentação e técnica adequada, medidas de isolamento e precauções e coleta de amostras de materiais biológicos. Os colaboradores foram informados sobre as formas de contágio, o que pode ser considerado um caso suspeito e as formas as de se evitar a contaminação, uma vez que a infecção é transmitida principalmente por via aérea.
A equipe repassou ainda os dados atualizados sobre casos suspeitos/confirmados e óbitos no Brasil e no mundo. Além dos treinamentos, as equipes do HMAP realizaram reuniões e discussões prévias para a elaboração do Plano de Contingência e Ação para o atendimento e medidas a serem tomadas em casos suspeitos/confirmados.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here