Compartilhar

Um convênio firmado entre a Prefeitura de Aparecida de Goiânia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Goiás (Senac-GO), vai ofertar 6 mil vagas em cursos gratuitos para os moradores do município. Os cursos serão ministrados na modalidade remota, com aulas 100% online e serão destinados às pessoas de baixa renda que sejam alunos matriculados ou egressos da educação básica, trabalhadores de baixa renda, empregados ou desempregados.
O termo de cooperação que dá início ao projeto “Capacitar-seNAC – Você de volta ao mercado” foi assinado na manhã desta sexta-feira, 14, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela, pelo prefeito Gustavo Mendanha, o presidente do Conselho Regional do Senac, Marcelo Baiocchi, que também preside a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), pelo secretário de Trabalho, Emprego e Renda de Aparecida, Jeferson Ferreira e testemunhas.
“É com muita alegria que celebramos a chegada de novas oportunidades de capacitação profissional na mesma semana em que o município completa 99 anos de fundação. Esta não é a primeira parceria que estabelecemos com o Senac, só temos que agradecer por toda colaboração e contribuição no desenvolvimento de Aparecida. A cidade ganha muito, como na geração de renda para as famílias, mão-de-obra qualificada para os empresários e aumento na receita da cidade. Estamos de portas abertas para firmar parcerias que beneficiem nossa população”, ressaltou o prefeito Gustavo Mendanha.
Segundo o presidente do Conselho Regional do Senac, Marcelo Baiocchi, as ofertas de cursos profissionalizantes tem como objetivo impulsionar a economia de Aparecida. “Se qualificarmos a mão-de-obra da população vamos atender a demanda de vagas de trabalho ofertadas na cidade. Com profissionais capacitados as empresas vão contratar, uma vez empregadas as pessoas terão condições de consumir e isso movimentará a economia”, destacou.
Por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) as vagas ofertadas serão distribuídas entre os cursos de Cuidador de Idoso (com carga horária de 160 horas), Assistente de Recursos Humanos (160h), Agente Comunitário de Saúde (400h), Técnicas de Vendas (84h), Assistente Administrativo (160h), Recepcionista (160h), Estoquista (160h), Assistente de Logística (160h) e Operador de Caixa (160h).
Conforme o diretor regional do Senac, Leopoldo Veiga Jardim, o Senac Nacional fez uma pesquisa em todo país para apurar as reais necessidades do comércio e do mercado de trabalho neste momento de pandemia. “Foi daí que surgiram os cursos ofertados em Aparecida, como por exemplo, o Cuidador de Idoso, que tem uma grande demanda no mercado de trabalho e falta mão-de-obra qualificada para ocupar o cargo”, explicou.
Para o secretário municipal de Trabalho, Jeferson Ferreira, as 6 mil oportunidades de qualificação chegou no melhor momento em Aparecida. “Essa parceria veio em um momento muito propício, devido à alta demanda de vagas de emprego ofertadas na cidade. São centenas de postos de trabalho ofertados diariamente e ao mesmo tempo muitas pessoas desempregadas. Isso ocorre por falta de qualificação profissional. Agora, tenho certeza que esse problema será resolvido”, disse o secretário que afirmou ainda que em breve a plataforma para as inscrições será disponibilizada.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here