Equipe multidisciplinar se reúne diariamente para fazer a gestão de leitos do HMAP
Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

O novo diretor técnico do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) assumiu o cargo implantando um serviço que promete revolucionar o atendimento hospitalar e dar maior efetividade aos serviços prestados para a população. Todos os dias uma equipe multidisciplinar coordenada pelo médico Sérgio Vêncio se reúne para avaliar o que está disposto na unidade e o que é preciso fazer para otimizar os serviços.

Esse é um trabalho que envolve áreas distintas e que se completam como farmácia, enfermagem, médicos, fisioterapeutas, enfim um amplo leque de atenções para dar maior efetividade ao atendimento aos pacientes”, explica. Todos os dias a essa equipe multidisciplinar se reúne e avalia caso a caso o que está sendo feito, a evolução do tratamento e o que é preciso fazer para potencializar o cuidado com esses pacientes.

Sérgio Vêncio, diretor técnico do HMAP

Sérgio Vêncio é um respeitado médico endocrinologista que faz ciência aliada a medicina. Ele frisa que a atenção à gestão de leitos envolve até serviços fora do hospital. “Precisamos pensar também que o cuidado com o paciente vai até mesmo para além de nossos limites como continuar o trabalho em casa como cadeira de rodas, oxigênio, fisioterapia e outras atenções”, frisa.

O diretor explica que em muitos casos é melhor um paciente atendido em casa, saindo do ambiente hospitalar, para evitar contato com agentes infecciosos que diminuam sua resistência. “No termo técnico dizemos que o paciente fica selecionando bactéria, o que é muito ruim para ele e para todo o ambiente”, assevera.

O HMAP está com ocupação acima de 90% e até o final do ano estará com capacidade máxima de ação. O Pronto Socorro está com capacidade plena de atendimento, as duas UTIs adultas também e a UTI pediátrica de igual forma. Duas enfermarias de clínica médica e a enfermaria pediátrica também estão em condições de receber pacientes. A enfermaria de clínica cirúrgica está em implantação, bem como o centro cirúrgico, aguardando equipamentos e contratações para entrar em funcionamento.

Compartilhar