Compartilhar

Começa nesta segunda-feira, 12, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) em Aparecida de Goiânia. A ação se estende até o dia 9 de julho e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 90% dos grupos prioritários, contra o vírus da Influenza, mais conhecido como o vírus da gripe. A campanha será dividida em fases e é importante seguir o cronograma corretamente. É preciso levar documentos pessoais, comprovante de endereço e o cartão de vacinação. No caso de puérperas, pessoas com comorbidades e profissionais de saúde devem levar ainda laudo médico e comprovante de vínculo empregatício.
Entre os grupos prioritários que devem comparecer aos postos de vacinação estão crianças de 6 meses a menores 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com filhos até 45 dias), povos indígenas e trabalhadores da saúde. Em seguida, será a vez dos idosos e dos professores. A coordenadora de Imunização da SMS de Aparecida, Renata Cordeiro, enfatiza que a vacina contra a Influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger as pessoas da gripe inclusive da H1N1, além de contribuir na redução da circulação viral na população, evitando complicações e óbitos.
“Desta forma, destaco que a Campanha de Vacinação é necessária para prevenir que a doença, que tem os mesmos sintomas da Covid-19, se propague entre as pessoas, principalmente aquelas do grupo prioritário. Reduzindo então as complicações e óbitos pela Influenza, não sobrecarregando também as unidades de saúde”. Renata explicou ainda que como as campanhas de vacinação contra a Covid e a Influenza acontecem no mesmo período, os idosos que tiverem recebido a vacina contra a Covid-19 devem esperar 14 dias para receber o imunizante contra a Influenza.
Por conta do cenário atual de pandemia e em razão da circulação do novo Coronavírus, a SMS adotou medidas estratégicas para contenção da disseminação do vírus da Influenza no município, tais como aumento do número de postos de vacinação. Ao todo, serão 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos finais de semana, além das UBS, a cidade contará com atendimentos em drive-thrus, conforme cronograma e disponibilidade de vacinas.
As unidades que estarão vacinando são: Centro de Saúde Papillon Park; UBS Bairro Independência; UBS Caraíbas; UBS Jardim dos Ipês; UBS Madre Germana; UBS Mansões Paraíso; UBS Buriti Sereno; UBS Pontal Sul II; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Bairro Hilda; UBS Colina Azul; UBS Delfiore; UBS Bandeirantes; UBS Jardim Riviera; UBS Campos Elísios; UBS Parque Trindade; UBS Jardim dos Buritis; UBS Bela Vista; UBS Rosa dos Ventos; UBS Nova Olinda; UBS Retiro do Bosque; UBS Cândido de Queiroz; UBS Jardim Paraíso; UBS Expansul e UBS Santo André. Todas as unidades seguirão os protocolos de segurança sanitários, mantendo o distanciamento entre as pessoas e fila de espera ao ar livre, com distribuição de senhas.
Idosos acamados
Os responsáveis por idosos acamados podem se dirigir a qualquer uma das 26 UBS’s que realizam a vacinação contra a Influenza para agendar o atendimento residencial. Já os idosos institucionalizados serão vacinados in loco por profissionais de saúde conforme cronograma organizado pela Coordenação de Imunização da SMS.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here