Compartilhar

“Virar o jogo”, essa é a mensagem da nova ação desenvolvida para os pacientes do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). A ação, desenvolvida em parceria dos departamentos de psicologia e serviço social, tem como missão, estimular o sentimento de superação e a esperança de quem é tratado. Ao doar um tabuleiro para cada um dos internados em enfermaria, são estimulados, além de uma forma mais tranquila de passar o tempo, a superação.
O hospital acredita que a capacidade de entendimento que o tempo também é um dos remédios, ajuda para que o período de internação seja ainda menor. “Alguns deles ficam ansiosos, sensíveis, e essa maneira faz com que os dias, às vezes necessários para o tratamento, sejam superados com mais compreensão. O paciente que fica ansioso, inquieto, obviamente está mais passível de ter uma demora maior para receber alta médica”, acredita a assistente social Cristiane do Carmo Name Vasconcelos.
Adailton Alves Rezende, de 47 anos, é morador de Goiânia. Ele está no Hugo há cinco dias, depois que sofreu uma queda da escada e precisou tratar com ortopedista.“Acho que esse tipo de ação melhora muito a gente, e faz com que o tempo de internação seja superado com mais tranquilidade. O tratamento daqui é diferente, muito bom.” Antônio Erivonaldo Leadro da Silva, de 23 anos, que é do Rio Grande do Norte e mora em Goiânia há três anos, disse que foi vítima de acidente de trânsito com moto. Ele passou por cirurgia no joelho direito e está internado no Hugo há 12 dias. “É interessante, porque é uma forma de a gente se entreter. Jogar damas com o vizinho de leito é muito interessante. A gente ficava só jogando conversa fora, antes. Agora temos uma atividade diferente”, agradece.
Para a coordenadora multiprofissional da unidade, Andressa Arruda, esta é uma forma de humanizar e dar o tratamento individualizado. “A ideia de um cuidado centrado na pessoa, vem sendo foco de nossos atendimentos na instituição, tendo como principal preocupação a qualidade do serviço e propiciar além disso a melhor experiência ao paciente durante todo seu período de internação”, explica.
CUIDADO
Os tabuleiros de dama foram feitos pelos colaboradores dos departamentos do hospital, e distribuídos aos pacientes, com o intuito de diminuir situações traumatizantes. A ação melhora as condições para recuperação e propicia uma estadia mais confortável, durante o processo de tratamento e reabilitação.
Para cumprir exigências estabelecidas no período pandêmico, todas as peças e o tabuleiro foram higienizados e seguem o rigor dos critérios estabelecidos por órgãos de saúde em nível nacional e internacional, antes de serem colocados em embalagens individuais. No ato da entrega, todas as embalagens também passam por um processo de sanitização com produtos químicos.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here