Compartilhar

O Dia Nacional de Atenção à Disfagia é comemorado em 20 de março, para chamar atenção e falar sobre o distúrbio, a equipe de Fonoaudiologia do Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou triagens e fez orientações nas unidades de internação auxiliando acompanhantes, pacientes e a equipe multiprofissional quanto a prevenção e reconhecimento dos sintomas causados pela doença.
A disfagia é um distúrbio da deglutição que causa dificuldade e desconforto na hora de engolir alimentos. O fonoaudiólogo faz parte de equipes multidisciplinares que acompanham esses casos. É papel dele orientar o paciente no sentido de prevenir a disfagia, informar sobre os riscos e reduzir o tempo de internação.
De acordo com fonoaudióloga e responsável técnica da equipe de fonoaudiologia do Hugo, Jeisane Souza, a ação teve o objetivo de orientar outros profissionais para auxiliar a equipe de Fonoaudiologia no rápido diagnóstico e intervenção, prevenindo outras doenças.
“A ação é importante pois auxilia a fonoaudiologia na identificação dos pacientes e no diagnóstico. Assim, a equipe de fono inicia a intervenção e, consequentemente, diminui o tempo de internação do paciente e evita também possíveis complicações decorrentes do processo de deglutição devido à possibilidade de aspiração de alimentos, saliva e secreção. Além disso, o trabalho envolve especialmente a atenção humanizada ao paciente e seus cuidadores, já que o principal objetivo é promover a qualidade de vida, devolvendo a capacidade de se alimentar com segurança”, explicou.
O Dia Nacional de Atenção à Disfagia foi instituído pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia após a publicação pelo Conselho Federal da resolução CFFA nº383, de 20 de março de 2010. A data foi criada com objetivo de auxiliar a população a reconhecer os sintomas, divulgar medidas de prevenção e orientar sobre o que fazer diante da suspeita de doença.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here