Compartilhar

Com o tema “Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação promove o V Concurso de Desenhos. A obra escolhida vai compor a identidade visual da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A ação, que pretende estimular a criatividade e difundir a ciência entre os estudantes do Brasil, conta com a participação de estudantes do 6º ao 9º ano das redes pública e particular de ensino. O vencedor também conhecerá o ministro e astronauta brasileiro Marcos Pontes.
Em 2019, o desenho escolhido foi de um estudante da Escola Municipal Clóvis Guerra, de Anápolis. “Este ano, os desenhos estão ainda mais surpreendentes. O conhecimento através da competição que aborda temas atuais é a demonstração de que educação aliada à inovação garante um futuro melhor para todos”, afirma o prefeito Roberto Naves.
“Ser finalista no concurso me trouxe boas experiências e pude conhecer muitas pessoas que me apoiaram como estudante e como desenhista profissional”, afirma o estudante anapolino Victor Felipe Sousa, vencedor do concurso de 2019 que teve destaque em território nacional com o tema Bioeconomia, Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento e Sustentabilidade. Hoje com 14 anos, ele busca seguir carreira com o desenho.
“Este é mais um projeto que visa estimular as competências dos estudantes da rede de ensino público, incentivando-os ao desenvolvimento das suas habilidades artísticas”, explica a secretária municipal de Educação, Eerizania de Freitas.
Para Glauco Meireles, planetarista da rede, o tema é muito pertinente ao cenário atual de pandemia. “Para facilitar o entendimento do aluno, citamos como exemplo a pandemia da Covid-19, em que ciência e tecnologia se uniram para dar uma resposta rápida à sociedade, com a produção de vacinas”, aponta o profissional, que acredita que a transversalidade faz o diálogo constante com a ciência, a tecnologia e a inovação.
Luan Junio Souza Gomes é estudante do 6º ano da Escola Municipal João Luiz de Oliveira. O desenho do estudante foi dos três selecionados pela comissão da Secretaria Municipal de Educação para competir nacionalmente. “Eu gosto muito de desenhar! É uma honra participar de um concurso e estou muito feliz em saber que outras pessoas poderão ver o meu desenho”, conta o estudante de 11 anos sobre seu sentimento em relação ao concurso.
A rede municipal possui 25 escolas que oferecem a segunda fase do ensino fundamental, das quais 12 participaram do concurso. A Secretaria Municipal de Educação selecionou os três melhores desenhos, considerando quesitos como criatividade e adequação temática, e os mesmos serão enviados para a comissão organizadora do evento. O resultado será divulgado no dia 30 de junho.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here