Compartilhar

Com a chegada de 2,2 mil novas doses de vacinas Coronavac/Butantan, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia retoma nesta quinta-feira, 11, o agendamento para a vacinação contra covid-19 em idosos acima de 70 anos que residem na cidade. A imunização dos idosos desta faixa etária ocorrerá por meio de agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida que pode ser acessado pela plataforma Android ou pelo site da Prefeitura – aparecida.go.gov.br (https://aparecida-saude-36236.web.app/login). Para o agendamento é necessário estar na faixa etária prioritária e ter cartão SUS de Aparecida, além de documentos pessoais e comprovante de endereço da cidade.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, a vacinação apenas por agendamento nesta etapa se deve ao baixo número de doses recebidas e também para evitar filas. “Nesta sexta remessa recebemos apenas 2,2 mil doses. Como nesta faixa etária de 70+ há um número maior de pessoas, para evitar aglomeração e filas imensas como na semana passada, decidimos abrir mais dois postos de vacinação em Unidades Básicas de Saúde para atender aos idosos de forma agendada, com mais qualidade e de forma mais humanitária”, comentou o gestor.
O agendamento estará disponível a partir desta quinta-feira, 11, para as Unidades Básicas de Saúde Andrade Reis, Jardim Olímpico e Bairro Cardoso. Os dois postos a mais serão abertos nas UBS´s Veiga Jardim e Jardim Florença. Cada unidade tem a capacidade de aplicar 90 doses por dia das 8h às 17h de segunda a sexta-feira. “Como não teremos os drives nesta etapa, organizamos mais duas unidades para vacinação. Então o idoso ou seu responsável pode agendar a vacinação pelo aplicativo e pelo site da prefeitura e no dia e hora marcados se dirigirem até a unidade e receber a dose do imunizante. É importante que venham apenas no horário marcado para evitarmos tumulto e aglomeração. Todas as unidades estão equipadas para o atendimento”, comunicou a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.
Acamados – A imunização domiciliar dos idosos acamados com mais de 60 anos, continua o agendamento pelo telefone (62) 3545-5868.
Cartão SUS
Renata Cordeiro reforça sobre a necessidade das pessoas atualizarem o cartão de SUS de Aparecida para estar tudo certo quando as novas doses chegarem e a vacinação for retomada: “Quem não tem o cartão ou está com ele desatualizado deve procurar uma das 40 UBS’s da cidade para regularizar a situação. Só é possível acessar o aplicativo com o cartão atualizado. Lembrando que a segunda dose da vacina só é aplicada nas UBS’s por meio do agendamento pelo app. Logo, todos precisarão do cartão atualizado”,
Balanço da vacinação
Segundo Renata Cordeiro, até nesta terça-feira, 09 de março, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia vacinou 30.066 pessoas no município. Deste total 22.694 receberam 1ª dose e 7.372 receberam a 2ª dose; sendo eles 16.466 profissionais da saúde e 12.797 mil idosos acima de 70 anos. 499 idosos acamados também já foram imunizados e 355 idosos e deficientes institucionalizados receberam as duas doses do imunizante. A vacinação em Aparecida começou no dia 20 de janeiro. Até o momento, a cidade recebeu cinco remessas de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde totalizando 22.700 doses para 1ª aplicação e 11 mil para 2ª aplicação.
Segunda dose
Em relação à 2ª dose da vacina contra a covid-19, a SMS convoca a todos os idosos que já receberam a 1ª dose da Coronavac que façam o agendamento da 2ª no aplicativo ou no site. “O intervalo entre essas doses é de até 28 dias e é essencial completar o esquema vacinal, não basta tomar apenas a 1ª, para se garantir a eficácia e a proteção da vacina são necessárias duas doses. Então, basta conferir no cartão de vacinas se já está na hora de receber a 2ª, e, se estiver, acessar o aplicativo e agendar”, frisa Renata Cordeiro informando ainda que haverá, a partir de quinta, uma aba no aplicativo separada para agendamento da 2ª dose.
Após o agendamento, quando o idoso chegar na UBS para receber a segunda dose, os profissionais vão conferir se o esquema vacinal está correto e fazer a imunização com segurança. “Será verificado no Sistema de Informação quando o paciente recebeu a primeira dose, qual a vacina que foi administrada e se ele está no prazo correto da segunda vacinação. Nas UBS’s temos condições de verificar todos os dados, garantindo assim mais segurança tanto para o paciente quanto para os profissionais”, ressalta a coordenadora. A 2ª dose da vacina Astrazeneca será 12 semanas, ou 3 meses após a aplicação da 1ª dose.

 

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here