Obras da Marginal Botafogo têm previsão de serem concluídas até o final de julho

Por Hélmiton Prateado

Iniciadas no início deste mês, as obras de revitalização da Marginal Botafogo, via expressa que liga a região sul à norte de Goiânia, e que estão a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), seguem em ritmo acelerado e cerca de 40% dos trabalhos já foram concluídos. A expectativa da prefeitura é que a via seja liberada até o final do mês de julho. Estão sendo reparados dois trechos da marginal: o primeiro no início do acesso pela Avenida Goiás Norte e o segundo na altura da ponte da Rua 243, no setor Leste Universitário, ambos no sentido norte/sul.

Para o secretário Fernando Cozetti, a reestruturação desses pontos da marginal foram necessários devido a apresentação de deterioração da estrutura de concreto que dá sustentação às laterais do canal do córrego Botafogo, o que poderia apresentar riscos para os motoristas que trafegam todos os dias pelo local. “Essas intervenções teriam que ser feitas de qualquer forma, então aproveitamos o período de férias, quando o tráfego é menos intenso na Marginal, para corrigirmos essas deficiências na estrutura da pista”, disse.

Segundo a prefeitura, as estruturas de concreto que revestem as paredes do canal e que estão danificadas nesses dois pontos da Marginal serão retiradas e substituídas por muros/escadas, compostos de concreto e pedras e, posteriormente, revestidos por uma manta geotêxtil. Além da substituição das paredes de contenção, haverá a execução de obras complementares no fundo do canal e também na parte de drenagem e do lançamento final da água da chuva.

De acordo com Cozetti, as obras do trecho sob a ponte da Rua 243 encontram-se na fase de montagem dos gabiões que formarão o muro/escada que dará sustentação à parede do canal. Já no acesso pela Goiás Norte estão sendo executados os serviços de escavação e retirada de material. Posteriormente, este ponto vai receber aplicação de pedra marroada, malha de aço e concretagem e após a conclusão dessa fase esse trecho receberá os serviços de terraplanagem, pavimentação e acabamento. “Nossa expectativa é liberar a via até o final de julho”, afirmou o secretário.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here