Médico Waldemar Naves do Amaral, professor-doutor e coronel-médico da PM-GO é agora livre-docente com título obtido na USP
Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

O médico goiano Waldemar Naves do Amaral conquistou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a poderosa USP, o título de livre-docente em medicina. O título foi obtido com a defesa de tese e outras atividades como aula de tema indicado pela banca composta por cinco livres-docentes, pesquisa científica empreendida pelo doutor e prova didática pela banca.
O memorial apresentado por Waldemar Naves do Amaral foi “Anomalia fetal do sistema nervoso central: diagnóstico ultrassonográfico e evolução perinatal”, além de outras pesquisas exigidas para obtenção do título de livre-docente. A banca foi composta por professores da USP, como o presidente da banca, professor Giovanni Guido Cerri, que é titular da cadeira de radiologia da Faculdade de Medicina da USP, ex-diretor e secretário de saúde de São Paulo. Outros professores como Hilton Augusto Koch, Nestor de Barros, Francisco Mauad Filho e Ayrton Roberto Pastore, todos livres-docentes também avaliaram o médico goiano.
“A defesa de livre-docência é composta de cinco provas, começando pelo memorial com arguição de uma banca. Em seguida a defesa de uma tese, que precisa ser um artigo original com pesquisa do candidato. Uma prova prática em que a banca faz perguntas para o candidato sobre qualquer assunto da medicina com uma prova teórica cujo assunto é sorteado dentre 56 temas e uma escrita 24 horas depois. No final uma prova didática que é uma aula que o candidato precisa ministrar para a banca também sobre um desses temas”, explicou. A pesquisa feita para a segunda parte do concurso foi “ultrassonografia de mamas”, feita em Goiânia, com destaque para diagóstico por imagem das lesões malignas das mamas.
Waldemar Naves do Amaral é professor-adjunto do departamento de ginecologia, vice-diretor da Faculdade no Hospital das Clínicas e coronel-médico da Polícia Militar. Ele é um dos pioneiros do trabalho de fertilização in vitro no Brasil e um dos mais respeitados obstetras, com reconhecimento internacional.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here