Banda Sinfônica Jovem de Goiás fará apresentação de abertura de turnê que percorrerá cidades do interior de Goiás
Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

A Banda Sinfônica Jovem de Goiás apresenta neste domingo (29/4), às 11h, no Teatro Basileu França (AV. Universitária, 1750, Setor Universitário), com entrada gratuita, o concerto que marca o início de uma turnê com cinco apresentações em Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Inhumas e Palmeiras de Goiás. Os concertos são realizados pelo Governo de Goiás, por meio da Seduce, com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura. A regência está a cargo do maestro Rogério Rosembergue.
O concerto de abertura da turnê marca também o encerramento da Conferência Nacional de Tubas e Eufônios, que teve início no dia 25/4 e conta com a presença dos principais professores destes instrumentos no Brasil. Alguns dos palestrantes serão solistas e terão obras autorais interpretadas pela Banda Sinfônica Jovem de Goiás. O concerto tem no programa: Alvamar Overture, de James Barnes; Pantomime, de Philip Sparke, com solo de Otoniel dos Santos (eufônio); Tuba Concerto, de Edward Gregson, tendo como solista Albert Khattar; e ainda Brazilian Rhapsody, de Fernando Deddos, que terá o próprio autor como solista, e o Concertino para Tuba e Banda Sinfônica, de Renato Segati de Moraes, com Whilton Matos sendo solista. Esta última peça terá sua estreia mundial uma vez que foi composta para o concerto de encerramento da Conferência Nacional de Tubas e Eufônios.
Após o concerto de abertura em Goiânia, a turnê da Banda Sinfônica Jovem de Goiás vai passar por Anápolis, dia 20/05, domingo, às 17h, no Parque Ipiranga; Itumbiara, dia 28/06, quinta-feira, 20h, no Teatro Maria Pires Perillo; Inhumas, dia 29/08, quarta-feira, 20h, no Auditório Renato Balestra; e o encerramento em Palmeiras de Goiás, dia 13/10, quinta-feira, às 20h, no Centro de Convenções Erisval Gomes Siqueira. Todos os concertos serão gratuitos.
Segundo o maestro Rogério Rosembergue, a turnê criou uma grande expectativa nos músicos e nas pessoas das cidades que estão sendo contempladas. Isso porque a formação de banda sinfônica é uma novidade para muitos que ainda não puderam conhecer a sonoridade deste estilo de grupo. “Levar a Banda Sinfônica Jovem de Goiás para cidades do interior é uma grande oportunidade e um desafio maravilhoso”, diz Rosembergue.
Origens – A Banda Sinfônica Jovem de Goiás tem suas origens em 2009, sob regência do maestro Reginaldo Sebastião da Silva, quando participou do concurso nacional de bandas marciais de São Sebastião (SP), conquistando primeiro e segundo lugares em dois anos seguidos. Com o passar do tempo viu-se a necessidade de aumentar as possibilidades musicais e também oferecer, para alunos do Itego em Artes Basileu França, a possibilidade de se tocar em um grupo sinfônico. Em 2013, foi criada a Banda Sinfônica Jovem de Goiás. Atualmente sob regência do maestro Rogério Rosembergue, o grupo tem realizado concertos em teatros e outros espaços de Goiânia e região, além de participação em eventos especiais como o Pop Hits, no Teatro Basileu França, e o Terça no Teatro, promovido pelo Teatro Sesi de Goiânia. A Banda é ligada à Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.

Integrantes da banda e regente
Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here