Aparecida de Goiânia vai recolher pneus velhos para combater focos de mosquito
Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia vai intensificar o combate aos focos de mosquito transmissor da Dengue, Chikungnya e Zika. Por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, será realizada nesta semana mais uma ação de recolhimento de pneus em Aparecida de Goiânia. A coleta ocorrerá de 10 a 12 de abril, com servidores municipais partindo do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, a partir das 8h30. A ação percorrerá todo o município com o objetivo de recolher o maior número do material descartado incorretamente nas vias públicas como avenidas, terrenos baldios, praças e também nas borracharias, evitando assim que se tornem criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Todos os pneus recolhidos pelas equipes serão encaminhados para o Centro de Cultura e Lazer José Barroso e depois levados para uma empresa de reciclagem. A Reverso Reciclagem de Pneus Ltda e Abençoada Transportes e Logística são parceiras da ação. Ao todo, 60 servidores estão envolvidos na ação de coleta e manejo dos pneus. De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, o material recolhido é o terceiro maior criadouro do mosquito.
“O descarte incorreto de pneus está diretamente relacionado a um problema de saúde pública, pois com as chuvas eles se tornam locais propícios para que as fêmeas do Aedes depositem seus ovos. Por isso estamos dando continuidade ao trabalho de limpeza geral na cidade, mas é necessário que toda a população se conscientize sobre as formas de combater o mosquito para ajudar o poder público nesta luta diária contra o mosquito que transmite doenças como a dengue, chikungunya e zika”, explica.
A ação conta ainda com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Urbano; Infraestrutura e de Educação e Cultura. A população também pode contribuir fazendo o descarte dos materiais diretamente no Centro de Cultura e Lazer que fica na Avenida Gervásio Pinheiro, setor Village Garavelo ou denunciando pelos números do Disque Dengue: 0800 646 25 00 e 3545-4819. Por esses telefones, os moradores podem informar o endereço para que os agentes realizem a coleta dos pneus.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here