Controle da Infecção Hospitalar é tema de atividades no HMAP
Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

O Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Sciras) do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia promove nessa segunda e terça-feira atividades em todo o ambiente hospitalar para prevenir episódios de infecção hospitalar. De acordo com a diretora-geral do HMAP, Lázara Mundin, a iniciativa é uma resposta da gestão humanizada que se pretende praticar na unidade.
“Todo o ambiente hospitalar precisa ser constantemente monitorado visando combater a infecção e nossos profissionais passam por rigoroso treinamento para as boas práticas de combate à infecção hospitalar, visando a sanidade de nossos colaboradores, visitantes e pacientes em geral”, explicou.
A enfermeira Helen Cássia, do Sciras, explicou para colaboradores da UTI Pediátrica que a data faz coro ao Dia Mundial de Higiene das Mãos e o propósito disso é difundir a preocupação de combate à infecção hospitalar. “Estima-se que atualmente o índice de mortes por infecção hospitalar no país seja de aproximadamente 250 mil pessoas, o que é um número exagerado. É possível impedir que isso aconteça e a principal ação é a higienização das mãos”, resume.
Indicações da melhor forma de higienizar as mãos em diversos momentos dentro de um ambiente de internação hospitalar foram demonstradas pelas responsáveis pela campanha e foram distribuídos tubos com álcool em gel para representar o cuidado que os profissionais de saúde precisam ter com ações simples, porém muito eficientes para as boas práticas da profissão de saúde.
A campanha vai percorrer todo o ambiente do HMAP, com ênfase em leitos, UTIs, ambulatório, laboratório, centro cirúrgico e demais departamentos. Para a semana estão sendo programadas outras ações de integração dentro do Hospital Municipal, finalizou a diretora-geral.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here