Prefeito Roberto Naves dá exemplo de como integrar administração pública e empresas privadas

Por Hélmiton Prateado

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PTB), lançou nessa segunda-feira, 9, o programa “Adote uma Praça”, que se destina a revitalizar e preservar espaços públicos em diversos pontos da cidade. O lançamento aconteceu na Praça dos Expedicionários, no Centro, onde será desenvolvido o projeto-piloto.
A proposta nasceu de uma ideia lançada pela Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) para integrar a comunidade à administração municipal. A lei que regulamenta o programa prevê que empresas públicas e privadas possam tomar a iniciativa de fazer a manutenção e revitalização desses espaços, a fim de trazer economia para o município e agilidade para este tipo de processo.
O programa está sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, que está autorizada a celebrar o termo de cooperação com a iniciativa privada. “Não temos a utopia de que o poder público conseguirá cuidar de todas as praças e parques da cidade. Por isso é tão importante essa parceria. Já gostaria de adiantar que existem muitas empresas que querem participar”, disse o secretário de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, Wederson Lopes.
“Exemplo disso é a Hyundai Caoa e a Brainfarma que já nos procuraram e se colocaram à disposição”, revelou o prefeito Roberto Naves ao explicar que este programa dará visibilidade às empresas, que poderão explorar a sua marca e imagem, já que seus nomes estarão estampados nos principais pontos do município.
As pessoas físicas e jurídicas que tiverem interesse devem apresentar um requerimento à pasta com uma proposta de manutenção, das obras e serviços que pretende realizar, assim como os seus respectivos valores e a descrição das melhorias urbanas, paisagísticas e ambientais. Para entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente é só ligar para o número 3902 2632.
Praça dos Expedicionários
A Praça dos Expedicionários foi escolhida para o lançamento do projeto porque o local já foi “adotado” pela Associação Comercial e Industrial de Anápolis. Desde novembro, quando uma ação conjunta de vários parceiros liderada pelo prefeito Roberto Naves resultou na retiradas dos veículos estacionados na praça, que funcionava como pátio da Delegacia Geral de Anápolis, a Acia deu andamento ao projeto da entidade denominado “A praça é nossa”. Com o projeto elaborado e aprovado, agora é só dar início às obras, afirmou o presidente da entidade, Anastácios Apostolos Dagios.
Para a execução da obra, a Acia conta com a parceria do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Anápolis (Sinduscon), que fez o projeto, e com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), que doará parte dos recursos para a sua concretização. “Vamos resgatar a imagem dos expedicionários. Quem passa por aqui não percebe a homenagem aos nossos combatentes anapolinos que foram para a Itália lutar durante a Segunda Guerra Mundial”, destacou Anastácios Apostolos Dagios.

Praça dos Expedicionários será revitalizada por uma Parceria Público Privada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here