Cerca de 700 prefeitos participaram de encontro em Brasília
Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, participou nesta segunda-feira, 19, do Encontro dos Municípios Brasileiros – Avanços da Pauta Municipalista, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. O evento, que contou com a presença do presidente Michel Temer, reuniu representantes de cerca de 700 cidades do país, além de ministros e parlamentares, e na pauta estavam diversos assuntos de interesses municipalistas como o Programa Federal de Apoio às Concessões e PPPs Municipais que foi apresentado pelo ministro do Planejamento, Esteves Colnago.
Após a solenidade, o prefeito destacou que reuniões municipalistas como esta são importantes para que os municípios tenham voz nas decisões e também possam receber mais investimentos, pois são nas cidades que as pessoas vivem e realizam suas atividades. “É preciso debater as questões que dizem respeito às cidades, pois a população vive nelas e a demanda por benefícios é grande. E saímos daqui levantando assuntos importantes como saúde e concessões municipais”, sublinhou Gustavo Mendanha.
A política pública de apoio às concessões e PPPs tem como foco incentivar investimentos em infraestrutura e a melhoria na qualidade dos serviços nos municípios. A disposição é para estimular a estruturação de projetos de parceria principalmente para os setores de saneamento básico (ênfase em abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos urbanos), iluminação pública e mobilidade urbana. Os programas são coordenados pelo Ministério do Planejamento, em parceria com o Ministério das Cidades, e executados pela Caixa.
Participam do encontro também os ministros Torquato Jardim (Justiça), Eliseu Padilha (Casa Civil), Carlos Marun (Secretaria de Governo), Alberto Beltrame (Desenvolvimento Social), Gilberto Occhi (Saúde) e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Outro assunto debatido pelos prefeitos foi a alteração no Programa Mais Médicos. Em seu discurso, o presidente Michel Temer (MDB) parabenizou os prefeitos que unidos têm buscado investimentos e projetos para suas cidades. “Quero pedir um grande aplauso a quem realmente merece, porque são aqueles que têm um contato direto com o eleitorado, são aqueles que têm um contato direto com o administrado, são aqueles que, no dia a dia, são parados pelo eleitor, no bar, na sua casa, onde esteja, não é? Eu quero que a minha última palavra seja um pedido de aplauso àqueles que são os pilares da democracia brasileira, agentes públicos que se chamam prefeitos, vice-prefeitos e vereadores”, disse.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here