Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

Para garantir que o sistema de drenagem em Goiânia funcione bem, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), intensificou nos últimos dias o trabalho de limpeza e requalificação de diversos pontos de escoamento de água da cidade. Serviços como recuperação de bocas de lobo, contenção de erosões provocadas pelas chuvas e construção de novas galerias pluviais objetivam fazer com que a cidade sinta cada vez menos os impactos causados por temporais na cidade, como esse da última terça-feira (2/3).
De acordo com a Gerência de Conservação de Obras de Artes e Combate a Erosão da Seinfra, somente nos dois primeiros meses deste ano 444 toneladas de lixos e entulhos já foram retiradas de bocas de lobo, ramais e poços de visitas (local onde passa esgoto, redes de telefone, energia elétrica e acesso aos córregos e rios canalizados e cobertos).
“A maioria dos objetos que encontramos nessas ações são de lixos produzidos pela própria população mesmo, como garrafas, sacolas, latinhas e outros mais. Isso tudo jogado nas ruas acaba indo para as bocas de lobo. Já em limpeza dos córregos, por exemplo, já retiramos de pedaços de motos até pneus e sofás”, lembrou a gerente de conservação, Aline Cantuária.
O titular da Seinfra, Luiz Bittencourt, destaca que as medidas preventivas foram iniciadas logo no início da gestão do prefeito Rogério Cruz. Eele lembra que o chefe do Executivo municipal faz questão de ir in loco saber a real situação e as providências que serão tomadas pela pasta.
“Temos total apoio e respaldo do prefeito em todas as ações, assim que surge o problema, ele é acionado e na maioria das vezes faz questão de acompanhar de perto”, comentou o secretário Luiz Bittencourt, reforçando que as medidas precisam ter, acima de tudo, o apoio do cidadão. “Esse lixo jogado na rua é a principal causa da obstrução das nossas galerias. Precisamos da conscientização para atacarmos com mais eficiência o problema do alagamento.
O cidadão que precisar dos serviços da Seinfra, como limpeza das bocas de lobo, troca de lâmpadas em postes públicos, ou até mesmo recuperação de asfalto, deve solicitar pelo Aplicativo Prefeitura 24 horas. A tecnologia é gratuita e pode ser baixada nos aparelhos IOs e Android.

 

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here