Serviço multidisciplinar ajuda vítimas de violência
Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

A população de Anápolis conta agora com um serviço multidisciplinar que atende vítimas de violências e que tiveram seus direitos violados de alguma forma. O acompanhamento de vítimas e familiares é prestado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, através do grupo multifamiliar da Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), com a orientação principal de evitar que a situação não volte a acontecer.
O serviço conta com uma equipe de assistentes sociais, advogado e psicólogos, que oferece apoio e faz o acompanhamento de pessoas, juntamente com os seus familiares, que sofrem ou sofreram algum tipo de violação de direitos, como: violência física, sexual e psicológica, negligência, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas ou sob medidas de proteção, tráfico de pessoas, situação de rua, abandono, trabalho infantil, discriminação por orientação sexual, raça e etnia, entre outras.
O grupo se reune periodicamente para abordar temas como prevenção dos maus tratos infantil, como ajudar as vítimas a lidar com as emoções, combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, além de explicar o papel do Conselho Tutelar e o que é Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
Dessa forma, o Creas promove a prevenção e o fim da violação dos direitos, o fortalecimento da família – no seu papel de acolhimento –, além de incluí-los no sistema de proteção social e serviços públicos do município.
Como forma de promover a integração e confraternização entre as famílias, nesta terça-feira, 26, aconteceu um encontro para marcar o encerramento das atividades do primeiro semestre de 2018. O evento aconteceu ao longo do dia no Parque Ipiranga com piquenique, guloseimas e brincadeiras tradicionais, como: batata quente, comboio, pengo-pengo, pescaria e muito mais.
Formas de acesso
O indivíduo que viveu ou presenciou alguma das formas de violação de direitos deve procurar o Creas mais próximo de sua casa. Dependendo da situação, o cidadão ou a família pode ser encaminhado por outros serviços como Conselhos de Direitos, Conselhos Tutelares, Ministério Público e Defensoria Pública, além de outros setores como saúde, educação e direitos humanos.
Serviço
Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas
Endereço: Avenida Contorno, nº 363 – Centro
Telefones: 3902 1500/0800 646 1117

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here