Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

Por conta da Covid-19, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia (Semas) está adotando novas medidas visando evitar contaminações nos sepultamentos realizados nos cemitérios públicos da capital geridos pela Prefeitura. A respeito das pessoas que faleceram por suspeita de coronavírus, os velórios estão sendo feitos de maneira simples, rápida e com caixões lacrados.
O objetivo é evitar que outras pessoas envolvidas no velório contraiam a doença. O secretário municipal de Assistência Social, Mizair Lemes Júnior, acredita que dessa forma será evitado o contágio. “Estamos tomando todas as medidas necessárias para evitarmos a propagação desse mal”, afirmou
Um outro protocolo seguido pela Central de Óbitos de Goiânia é orientar familiares a irem ao local sozinhos para evitar aglomeração. Quando houver filas existe a obrigação do distanciamento entre as pessoas, além do uso de máscaras.
Um dado da Central de Óbitos que chama a atenção é a diminuição do número de mortes por causas violentas nos últimos quatro meses em Goiânia, algo que, segundo Mizair Lemes Júnior, está relacionado ao isolamento social neste tempo de pandemia. “As pessoas estão saindo menos de casa, não estão frequentando os bares, menos pessoas estão no trânsito, isso impacta na redução desses óbitos”, ressaltou.
De forma geral o número de óbitos nos últimos quatro meses reduziu de 35 para 25, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here