Compartilhar

As tampinhas plásticas de materiais recicláveis agora têm um destino certo: fazer parte do projeto Tampamania! Com o apoio das Secretarias de Integração Social, Cultura e Esporte, por meio do programa “Voluntários de Coração”, e da Secretaria Municipal de Educação, o projeto, que é idealizado pelo Rotary Club, tem a finalidade de arrecadar tampas plásticas que serão convertidas em cadeiras de rodas doadas às pessoas cadastradas na instituição, além de ajudar na preservação do meio ambiente desenvolvendo ações responsáveis junto aos estudantes e comunidade escolar.
Sensibilizar para a responsabilidade social e ambiental são objetivos do Projeto Tampamania, apresentado aos gestores das unidades escolares em reunião na última quinta-feira, 22. O projeto contará com a participação de toda a rede municipal de ensino, que atuará na arrecadação dos materiais recicláveis. Com o valor obtido na venda das tampinhas para recicladoras, serão adquiridas cadeiras de rodas doadas às pessoas que precisam junto ao Rotary Club.
A proposta de envolver a rede de Educação do município partiu da idealizadora do Programa “Voluntários de Coração”, Vivian Naves, que vê na educação a mudança para um futuro melhor. “Unir educação ambiental e responsabilidade social é construir um futuro melhor para os nossos filhos. Iremos começar o projeto Tampamania nas escolas da rede municipal de ensino, porque é por meio do aprendizado que transformamos uma geração”, afirma a primeira-dama do município.
A Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura disponibilizará a cada unidade um tambor coletor, que será usado para armazenar os materiais coletados pelos estudantes. “Na jornada de construção de um mundo melhor, as crianças são parte integral do processo, afinal, são o futuro da sociedade. Ao integrar políticas educacionais, sociais e ambientais, permite-se que cada uma dessas crianças sinta-se parte dessa construção e que reconheça seu papel e valor dentro da sociedade”, diz a secretária Andrea Lins.
O projeto também contará com ações pedagógicas ligadas ao meio ambiente, em que os professores trabalharão temas ligados à reciclagem, à preservação e à solidariedade, envolvendo toda a comunidade. “Despertar nos estudantes a responsabilidade social de cuidar do meio ambiente e também das pessoas, é formar um cidadão reflexivo sobre o impacto de suas ações na sociedade”, pontua a secretária de Educação, Eerizania de Freitas sobre a importância do projeto para os estudantes do município.
Para a gestora escolar do Centro de Educação Infantil Pioneira, Nirvana Souza de Oliveira, desenvolver um projeto como esse nas escolas possibilita transformações de hábitos. “Depois que a gente participa desse projeto, não conseguimos mais jogar uma tampinha no lixo e isso envolve não só os estudantes, mas também as famílias e fica para sempre”, ressalta a gestora.
Cronograma
Tampas plásticas de materiais como garrafa pet, produtos de limpeza, entre outros, serão considerados elegíveis e a comunidade poderá participar levando o material até as unidades de ensino e depositando nos recipientes. Todas as unidades escolares participarão de uma competição e as três unidades que conseguirem maior arrecadação de tampinhas receberão premiação.
26/04: Dia da Terra – Lançamento do Projeto Tampamania nas escolas.
26/04 a 03/06: execução do projeto nas unidades escolares.
04/06: pesagem e entrega das tampinhas no depósito da Secretaria Municipal de Educação.
05/06: Dia Mundial do Meio Ambiente – Premiação das unidades escolares vencedoras.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here