Professor da UFG publica artigo na renomada revista científica Science

Por Hélmiton Prateado

O professor Thiago Rangel, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e membro do departamento de Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Goiás (UFG) teve um artigo científico de sua lavra publicado na renomada revista científica Science. A publicação é uma das mais conceituadas do mundo e somente cientistas de renome e trabalhos reconhecidamente importantes recebem esse privilégio.
O trabalho do professor goiano que foi intitulado recebeu o título Modelling the ecology and evolution of biodiversity: Biogeographical cradles, museums, and graves e trata da simulação da existência de espécies na América tendo como fator influenciador a Cordilheira dos Andes. Essa é a primeira publicação de alto impacto liderada por um professor da UFG.
Ele divide a liderança do projeto com o estadunidense Robert Colwell, que foi seu orientador de doutorado. No total, nove pesquisadores atuantes em cinco países assinam o trabalho, sendo que quatro deles são aqui da UFG, em Goiânia. A conquista é tão relevante que o professor já foi procurado por diversos veículos de comunicação das mídias nacional e internacional.
A publicação é sobre a origem da biodiversidade na América do Sul. Na pesquisa foi usado um modelo de simulação digital para reproduzir os últimos 800 mil anos de processos climáticos no continente para observar e comparar os padrões de diversidade da simulação com o que temos no mundo natural.
No final, os resultados obtidos foram muito próximos da realidade e permitiram corroborar uma hipótese corrente entre os pesquisadores de Ecologia: sobre a importância da cordilheira dos Andes para o acúmulo de biodiversidade na região, especialmente na floresta amazônica. No modelo, os pesquisadores chegaram a remover as montanhas, o que resultou na queda gradual do número de espécies.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here