Atendentes do SAMU são qualificados para atendimentos de urgência e emergência
Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

A Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis faz hoje a amanhã uma atividade intensiva de qualificação dos profissionais do erviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Situações de conflito, urgência e emergência são alguns dos tópicos abordados na capacitação simulada pela qual os cerca de 35 profissionais serão treinados.
O conteúdo teórico e prático acontece de forma simultânea nos auditórios da base do Samu e do Corpo de Bombeiros e será ministrado pela Escola Pública de Saúde “Cândido Santiago”, ligada ao governo estadual, das 8h às 18h.
Serão dois dias de aprendizado e qualificação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “A proposta é fazer uma capacitação com simulações dentro da realidade do nosso dia a dia”, explica a coordenadora do Samu, Eliane Bento. Essa é uma prática constante nesse serviço em que várias simulações são realizadas, retratando acidentes e outras situações graves, inclusive com a participação de pessoas. O objetivo é garantir um atendimento mais ágil e eficaz evitando óbitos, traumas e sequelas.
Durante o curso serão abordados temas como políticas públicas na rede de atenção a urgência e emergência, as novas diretrizes no suporte básico de vida, gestão em urgência e emergência, além de uma questão delicada como a comunicação de más notícias. “É necessária toda uma preparação para esse momento”, frisa a coordenadora.
A qualificação ainda abrange assistência em acidente vascular encefálico, paradas cardiorrespiratórias, doença pulmonar obstrutiva crônica, infarto agudo do miocárdio, politraumatismo e crises convulsivas. Haverá ainda atualizações sobre a rede de urgência e emergência e legislação pertinente.
Samu 192
Atualmente, o Samu em Anápolis conta com 66 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além da prestação de serviço de 109 bombeiros nas funções de condutor, rádio operador e lavador. Possui uma frota composta por duas ambulâncias de suporte avançado e quatro de suporte básico, além de duas motolâncias. Fazem parte da estrutura, a sede com a Central de Regulação, na Avenida JK, e o posto de atendimento, na Vila Jaiara.
A Central de Regulação atende aos municípios que compõem a Regional Pireneus. Além de Anápolis, fazem parte Alexânia, Abadiânia, Campo Limpo, Gameleira, Goianápolis, Terezópolis de Goiás, Cocalzinho, Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Padre Bernardo e Mimoso de Goiás. Na região, são quase 490 mil habitantes amparados pelo Samu 192.
Serviço
Capacitação de profissionais do Samu
Data: 7 e 8 de agosto
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório do Samu (Avenida JK) e do Corpo de Bombeiros (Praça Presidente Vargas, Jardim América – 3º BBM)

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here