Dia D para a vacinação acontece nesse sábado

Por Hélmiton Prateado

A Prefeitura de Aparcida de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai mobilizar funcionários, veículos e recursos para atingir maior número de pessoas possível na campanha de vacinação cujo Dia D acontece nesse sábado, 4. As equipes de Imunização estão preparadas para atender todas as pessoas do grupo prioritário que ainda não foram vacinadas neste ano.
Ao todo, espera-se vacinar cerca de 70 mil pessoas entre gestantes, mães que se encontram no período dos primeiros 45 dias após o parto (puérperas), crianças de 6 meses a 5 anos de idade, idosos, trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas e indígenas. Além dos 27 pontos fixos de vacinação, a SMS contará com outros 21 pontos volantes espalhados por toda a cidade como, por exemplo, no Aparecida Shopping.
Cerca de 40 mil pessoas já receberam a dose da vacina no município, desde o início da campanha, que deve se encerrar no dia 31 de maio. Durante o Dia D de Vacinação Contra o Vírus da Influenza, causador da gripe, inclusive a do tipo H1N1, mais de 600 servidores estarão atuando para atender à população. “É preciso que todas as pessoas do grupo prioritário participem. Algumas variações dessa doença possuem elevado grau de transmissão e nos casos mais graves a pessoa precisa ser internada e pode inclusive morrer. Então é essencial que as pessoas que fazem parte desse grupo prioritário se atentem para a importância de se vacinar” – lembra o prefeito Gustavo Mendanha.
O secretário de Saúde do município, Alessandro Magalhães, explica que a expectativa é de que sejam vacinados neste sábado em torno de 90% de todo o grupo prioritário, que abrange cerca 115 mil pessoas. “O vírus Influenza causa uma infecção viral aguda que possui elevado potencial de transmissão. Nos casos mais graves, geralmente, existe necessidade de hospitalização. Se não for tratada a tempo pode causar complicações graves e inclusive levar à morte, principalmente nestes grupos considerados de alto risco”. Todos os 48 pontos de vacinação, fixos e volantes, estarão atendendo das 8h às 17. A exceção ficará com quatro pontos volantes montados em parceria com a iniciativa privada (Aparecida Shopping, nas duas unidades Supermercado Bretas e na Drogaria São Gabriel), que atenderão das 9h às 17h.
Locais
Além dos 27 pontos fixos que já estão com esquema de vacinação, serão montados outros 21 pontos volantes apenas para o Dia D. Os postos fixos de vacinação estão localizados nas Unidades Básicas de Saúde dos setores Andrade Reis, Independência Mansões, Jardim Riviera, Bairro Independência, Campos Eliseos, Jardim Florença, Tiradentes, Veiga Jardim, Cândido de Queiroz, Jardim Paraíso, Alto Paraíso, Caraíbas, Delfiore, Jardim dos Ipês, Madre Germana, Buriti Sereno, Garavelo Park, Mansões Paraíso, Jardim Olímpico, Parque Trindade, Santa Luzia, Nova Olinda e Retiro do Bosque; e também no, Centro de Atendimento Ambulatorial Cais Nova Era, Cais Colina Azul, Centro de Saúde Papillon Park. Todos atenderão das 8h às 17h.
Além desses, também estarão funcionando como posto volante de vacinação no Dia D as UBS dos setores São Pedro, Jardim Buritis, Bela Vista, Bandeirantes, Pontal Sul I e II, Rosa dos Ventos, Expansul, Boa Esperança, Parque das Nações, Vila Delfiore, Residencial Anhembi, Porto das Pedras, Bairro Cardoso, Cruzeiro do Sul, Bairro Hilda e Santo André. Todas elas atenderão das 8 às 17h. Das 9h às 17 as pessoas também podem vacinar no Aparecida Shopping, nas unidades do Supermercado Bretas (Buriti Shopping e Veiga Jardim) e na Drogaria São Gabriel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here