Alunos de Aparecida de Goiânia aprendem cidadania e consciência ambiental com Daiane dos Santos
Compartilhar

Por Hélmiton Prateado

Uma gestão ambientalmente responsável tem o dever de pensar soluções inteligentes no sentido de promover o uso racional da água e a destinação correta dos resíduos sólidos da cidade, mas também de apostar na educação transformadora da sociedade. Por isso, a Prefeitura de Aparecida apoia o Projeto Águas na Escola – Gotas de Futuro, que realiza atividades com a ex-ginasta Daiane dos Santos em diversas cidades do país sobre a importância da coleta, do tratamento de esgoto na prevenção contra doenças.
“A intenção é justamente mostrar que crianças podem sim ter consciência, e alertar a pessoa adulta. Se fala muito da educação por meio do exemplo, mas as crianças também podem dar o exemplo. Elas entendem muito bem, não esquecem. Elas cantam, brincam, e quando chegam em casa falam com os pais. Neste sentido o projeto tem sido um sucesso. Esperamos levar mais alegria e mais consciência para as crianças por onde passamos. E neste sentido a Prefeitura de Aparecida é Medalha de Ouro” – pontua a ex-atleta. Na tarde desta segunda-feira (20) as crianças da Escola Municipal Amélia Cândida Brasil receberam a visita da medalhista olímpica e do prefeito Gustavo Mendanha.
O projeto é realizado pelo Instituto Trata Brasil, que escolheu oito unidades escolares da rede municipal de ensino de Aparecida e seus mais de quatro mil alunos para participarem das ações, voltadas para a sensibilização do uso racional da água, gestão dos recursos hídricos, importância da coleta e do tratamento de esgoto e prevenção contra doenças. “Saneamento básico, como a própria Daiane diz, é saúde. Por isso precisamos conscientizar nossas crianças sobre a importância de se respeitar a nossa cidade, de se respeitar a vida. Nossas famílias podem ajudar a cuidar do nosso meio ambiente. Infelizmente ainda existem muitas famílias que jogam os lixos em locais que precisam ser preservados” – pontuou o prefeito.
Para Gustavo Mendanha, o projeto educacional ajudará a melhorar a qualidade de vida dos moradores, pois as crianças acabam crescendo mais conscientes de sua função na sociedade. “Temos uma cidade que cresceu de uma forma muito rápida. Por isso temos sempre cobrado celeridade dos nossos convênios com governo estadual e federal sobre investimentos que são tão importantes para nossa cidade” – completa.
As atividades desenvolvidas com os alunos são lúdico/pedagógicas, com as crianças sentadas no chão. As crianças recebem um kit contendo uma cartilha da Turma da Mônica desenvolvida especialmente pelo cartunista e criador da série, Maurício de Sousa.
“Eu sou professora, trabalho com crianças há muito tempo e já estou acostumada a lidar com elas. Quando recebi o convite para ser embaixadora do Instituto Trata Brasil, que cuida da questão do saneamento básico no Brasil inteiro, tive a ideia de realizar em conjunto com eles um programa voltado nas escolas. O Projeto Gosto do Futuro fala de uma forma muito simples, com uma didática alegre e espontânea sobre saneamento básico” – lembra Daiane.
“Eu acredito no esporte como uma ferramenta educacional. A gente pode sim mudar e transformar a vida de uma criança. Projetos como o Gotas de Futuro, ligados à educação e ao meio ambiente, que tem esse cuidado do saneamento, inclusive a frase tema do projeto é “saneamento é saúde”, isso é uma ótima realidade. Então poder trabalhar com as crianças de uma forma tão simples e alegre vem trazer realmente uma visão transformadora para a vida delas. “Foi muito bom, nós aprendemos várias coisas. Que temos que cuidar do planeta, jogar o lixo no lixo. Muitas coisas boas” – conta a estudante Carolina Silva, de 8 anos de idade.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here