Por Hélmiton Prateado

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado, 13, o “Dia D” de vacinação para pessoas acima de 85 anos de idade. A ação ocorrerá nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades no Jardim Boa Esperança, das 8 às 17 horas. Pessoas acima de 85 anos de idade já vinham sendo vacinadas na cidade desde o dia 4 de fevereiro, e desde o dia 11 passaram a ser o principal público-alvo da Campanha de Imunização após a SMS ter vacinado 100% dos profissionais de saúde da linha de frente de tratamento da Covid-19.
De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, a terceira remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde nesta semana, com 3,8 mil doses de Coronavac, será destinada exclusivamente para os idosos. A partir da próxima segunda-feira, 15 de janeiro, a Prefeitura de Aparecida amplia a vacinação para mais o grupo prioritário e passa a vacinar também os idosos a partir de 80 anos de idade.
“Nós atingimos a meta de imunização dos profissionais de saúde que atuam diretamente no tratamento de pacientes com a Covid-19. 100% deles receberam a primeira dose da vacina e a partir da próxima semana iniciaremos a aplicação da segunda dosagem. Por isso, seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, o nosso foco passa a ser os idosos. Eles são o grupo com maior letalidade pela Covid-19”, explicou a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.
A vacinação para o grupo prioritário dos idosos pode ser feita em um dos cinco postos de vacinação da cidade. Eles podem procurar diretamente os drive-thrus da Prefeitura das 8h às 20h, sem necessidade de agendamento, ou acessar o aplicativo “Saúde Aparecida” e marcar o dia e o horário da vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso ou Jardim Olímpico.
Para atingir a meta de imunizar os idosos acima de 85 anos foi realizada nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12, além do dia D, neste sábado, 13, uma força-tarefa. “Nós conclamamos essas pessoas a procurarem um dos nossos postos de vacinação, de preferência até o fim desta semana. Basta levar o documento de identidade, CPF ou cartão SUS e comprovante de endereço de Aparecida. Na próxima semana iniciaremos também a vacinação de idosos com 80 a 85 anos de idade, até finalizarmos nosso estoque de vacinas. Conforme recebermos novas remessas, continuaremos com esse público e ampliaremos cada vez mais”.
Balanço da vacinação
Até o momento, Aparecida de Goiânia já recebeu 16 mil doses de vacina contra a Covid-19, divididas em três lotes. O primeiro, com 7,2 mil doses de Coronavac, foi destinado a profissionais de saúde da linha de frente e idosos e deficientes que moram em instituições de longa permanência. A aplicação dessa remessa ocorreu in loco, com as equipes de Imunização da Prefeitura visitando as unidades de saúde (públicas e privadas) e abrigos da cidade.

O segundo lote, com 5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, foi aplicado em profissionais de saúde que trabalham com atendimento a pacientes e idosos acima de 85 anos, nos cinco postos de vacinação da cidade. O terceiro lote, com 3,8 mil doses de Coronavac, será destinado exclusivamente a idosos, sendo que em um primeiro momento para aqueles com mais de 85 anos e em um segundo momento também para aqueles acima de 80 anos de idade.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, até a última quarta-feira, 10 de fevereiro, 9.255 profissionais de saúde foram vacinados. Além disso, 161 idosos e deficientes institucionalizados, 86 idosos acamados e 1.321 idosos acima de 85 anos de idade já receberam a imunização contra o Coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here